AMD divulga novas informações e testes sobre os processadores ZEN

Lucas Peperaio
18/08/2016
Notícias

Em evento realizado ontem (17/08) em San Francisco, a CEO da AMD Dr. Lisa Su e o CTO Mark Papermaster trouxeram a público novas informações e demonstrações da tão aguardada arquitetura Zen, contando inclusive com um comparativo lado a lado com o recém-lançado Core I7 6900k broadwell-e.

“Zen” – Uma nova luz para o alto desempenho da AMD

Há muito tempo fala-se acerca dos processadores Zen, que deverão substituir a atual linha de processadores FX da AMD. Entre outras novidades, destaca-se o design completamente novo, feito do zero; o novo processo litográfico de 14nm que trás consigo uma melhor eficiência energética; e o uso das mais recentes tecnologias tanto na placa-mãe AM4 quanto nos processadores Zen, como DDR4, PCie 3.0, NVM Express, USB 3.1 10gbps e Sata Express.

Somando tudo isto, a empresa promete um salto de desempenho de 40% em instruções por clock em comparação com a geração anterior, sem precisar de mais energia.

Zen salto de desempenho 40%

No evento, a AMD fez um comparativo com um processador Zen de 8 núcleos de 16 threads voltado para desktops (codinome Summit Ridge) em comparação com o recém-lançado Core I7 6900k broadwel-e, também com 8 núcleos e 16 threads. O clock dos dois processadores foi configurado para 3 Ghz, a fim de mostrar como os dois chips se saem quando operam sob o mesmo clock. O resultado vocês conferem abaixo:

 

O caminho para “Zen”:

Há quatro anos, a AMD embarcou em uma jornada que raramente acontece na indústria de semicondutores quando começamos do zero para desenvolver um design para nossa próxima engine de CPU de alta performance. Desde então, centenas de talentosos engenheiros da AMD ao redor do mundo devotaram milhões de horas de trabalho para o preciso e complicado processo de construir um núcleo de computação x86. Graças ao trabalho coletivo, perseverança e visão, esperamos que o “Zen” entregue o mais impressionante ganho geracional de performance na história da empresa. Começando no início do ano que vem com processadores para desktops, a AMD irá lançar uma linha de produtos baseados em “Zen” que irá de servidores, redes e soluções de armazenamento em data center, até notebooks e desktops para consumidores, e além.

Mais detalhes: http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/zen-cpu

nenhum comentário