Análise: ASUS Strix Tactic Pro – Teclado mecânico com iluminação, switch Cherry MX e 21 macros

Lucas Peperaio
24/01/2016
Review

Começando uma série de artigos sobre os novos periféricos ASUS Strix recém-chegados no mercado, vamos conhecer o teclado mecânico ASUS Strix Tactic Pro, que conta com iluminação, switch Cherry MX e 21 macros.

Antes de mais nada, o que é um teclado mecânico e qual a diferença para um teclado comum? Quem já abriu um teclado comum, notou que existe uma membrana de plástico com circuitos desenhados sobre ela, e abaixo de cada tecla existe uma goma de borracha. Quando pressionamos uma tecla, a goma de borracha é esmagada, fazendo o contato com o circuito e assim, registrando a tecla. Estes teclados são os mais comuns e mais baratos.

Já um teclado mecânico tem este nome justamente por usar molas ou mecanismos mecânicos em seus componentes, como os switchs. Switch é o mecanismo que registra a tecla, assim como a goma de borracha no teclado de membrana. Porém aqui, temos um componente muito mais trabalhado (e até por isso é mais caro), que utiliza molas; e isso cria uma sensação tátil mais agradável. E não só isso, as “teclas” dos teclados comuns costumam ter uma vida útil de 1 milhão de cliques, enquanto outros switches de teclados mecânicos contam com 5 milhões de cliques (que já é algo considerável). Mas estes switchs Cherry MX, muito conceituados no mercado de teclados mecânicos, possuem a vida útil de “apenas” 50 milhões de cliques, nada mal não?

Teclado mecanico ASUS Strix Tactic Pro - Switch Cherry MX Red

A Cherry MX fabrica vários tipos de switchs, cada um com diferenças importantes, e recomendo que leiam este artigo para compreender melhor. No teclado ASUS Strix Tactic Pro são 4, o red (estamos com esse), blue, brown e black. O Switch red apresenta baixa resistência, ou seja, você pode deslizar os dedos pelo teclado e as teclas já são pressionadas, sem que você precise “ir até o fim” da tecla. Justamente por isso, é indicado para jogadores de FPS; mas não é o mais indicado para programadores, jornalistas ou quem trabalha muito com digitação, justamente por apresentar baixa resistência, o que induz erros de digitação. Mas é tudo questão de costume.

O Strix Tactic Pro chegou ao mercado brasileiro com um preço sugerido de R$ 839,00. Vamos conhecê-lo mais nas próximas páginas.

nenhum comentário