Análise: XFX R7 370 Black Edition 2GB – Peperaio Hardware

Lucas Peperaio
27/10/2015
Review

Design e Refrigeração

Existem pessoas que gostam de placas mais discretas, sem desenhos extravagantes e com apenas uma cor, e a XFX R7 370 Black Edition é um bom exemplo de placas deste tipo. A carcaça da placa é de plástico, pintada na cor preta com o acabamento fosco, deixando em destaque o logotipo XFX reflexivo nas duas fans.

XFX R7 370 Black Edition

O sistema de refrigeração é o Ghost Thermal 3.0, que apresenta um design aberto para a livre ventilação. O dissipador de alumínio fica em contato direto com a GPU, e os dois heatpipes de 7mm ajudam a transportar o calor para todo o conjunto do dissipador. Por fim, as duas fans de 90mm empurram o ar para dentro da placa para refrigerar os componentes, inclusive sendo responsáveis pela refrigeração dos módulos de memória e VRM, que não estão em contato direto com o dissipador.

XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Superior
XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Visao geral XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Heatpipes

No canto inferior esquerdo e superior direito de cada fan vemos duas presilhas, que se pressionadas, permitem a remoção parcial das fans para a sua limpeza. Particularmente achei bem interessante essa feature, nunca tinha visto essa facilidade em outra placa.

XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Remoção das fans

Olhando para a parte de trás, vemos o PCB seguindo a estética da placa, pintado na cor preta e com as bordas arredondadas. Aqui vemos o conector para CrossFire, por se tratar de uma revisão antiga do GCN, não temos a tecnologia para CrossFire sem a ponte externa. Escondido na lateral do PCB vemos o conector de energia de 6 pinos, são poucas placas que mudam a posição desse conector. Eu acho interessante, pois permite que o cabo de energia seja instalado de forma discreta. O TDP da placa é de 110w, e a fonte mínima recomendada é de 500w, assim como outras R7 370.

XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - PCB XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Conector de energia

Algumas características do PCB mostram que a XFX aproveitou o cooler e o PCB para outros projetos. No dissipador vemos mais dois espaços para heatpipes, e no PCB, mais um espaço para um conector de energia. A XFX R7 370 Black Edition conta com 4 saídas de vídeo, uma DVI-D, uma DVI-I, uma HDMI 1.4ª e um Full DisplayPort 1.2, e ao lado uma pequena área de exaustão decorada com o logo XFX.

XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Saidas de video XFX R7 370 Black Edition - Peperaio Hardware - Placa e caixa

A placa é uma solução Dual Slot, e o cooler é um pouco menor que o slot, permitindo configurações CrossFire sem um slot de distância. Ela mede 23,4 CM de comprimento e 11,5 CM de altura, sendo, portanto uma boa opção para a maioria dos gabinetes convencionais.