ASUS Brasil apresenta a GeForce GTX 980 20th Anniversary Gold Edition, GTX 980 Ti Strix entre outras novidades – Evento ASUS Evolution Breaking Limits

Lucas Peperaio
17/07/2015
Notícias

Em comemoração dos 20 anos no mercado de placas de vídeo, a ASUS realizou nesta última terça-feira dia 14 de julho de 2015, a primeira edição do evento ASUS Evolution, trazendo ao mercado a edição comemorativa GeForce GTX 980 Anniversary Gold Edition, entre outras novidades.

 

ASUS GeForce GTX 980 20th Anniversary

“A GTX 980 Gold Edition é uma Matrix com esteroides”, brinca Alessandro Campos da ASUS. Ou seja, trata-se de uma versão ainda mais poderosa, e classificada como nada mais nada menos a GTX 980 mais rápida do mercado, com boost clock de incríveis 1431 MHz. E claro, o clock não precisa parar por ai, a placa conta com características importantes para overclocking, como o circuito regulador de tensão DIGI+ VRM e Super Alloy Power II de 14 fases.

GeForce GTX 980 20th Anniversary Gold Edition - Evento ASUS Evolution Breaking Limits - Peperaio Hardware

A GTX 980 Gold não é especial apenas por isso. Foram fabricadas apenas 800 unidades dela no mundo inteiro, 5 estão no Brasil, sendo que apenas 3 estão disponíveis para a venda. Portanto trata-se de uma série exclusiva. E a partir de agora a ASUS também produzirá a versão GOLD de todas as placas topo de linha, como por exemplo a GTX 980 Ti. Ou seja, as futuras versões Gold continuarão sendo as versões mais rápidas disponíveis no mercado, e claro, sempre serão séries exclusivas.

GeForce GTX 980 20th Anniversary Gold Edition Demonstração - Evento ASUS Evolution Breaking Limits - Peperaio HardwareGeForce GTX 980 20th Anniversary Gold Edition Backplate - Evento ASUS Evolution Breaking Limits - Peperaio Hardware

Mas principalmente, o que faz da GTX 980 Gold Edition uma placa tão especial é que ela é a primeira placa de vídeo do mundo a ser fabricada em um processo 100% automatizado, ou seja, não há contato humano na produção. Isso garante um controle de qualidade e inspeção aprimorados, e por sua vez, componentes superiores dentro deste projeto.

 

ASUS Auto-Extreme

A tecnologia por trás deste processo é a ASUS Auto-Extreme, que foi desenvolvida para otimizar cada detalhe dos componentes, do PCB e do processo de fabricação da placa de vídeo. A começar pelos componentes exclusivos Super Alloy Power, que em sua nova geração, asseguram o limite de tensão e a eficiência de energia mesmo nas mais difíceis condições.

ASUS Auto-Extreme Tecnology - Evento ASUS Evolution Peperaio Hardware

A ASUS removeu completamente o uso de fluxo no projeto, então, é possível pular uma fase inteira de aquecimento, trazendo mais firmeza e estabilidade em overclocking. Isto significa também menos acúmulo de poeira e menos oxidação no PCB e conectores, o que fornece uma maior longevidade ao produto. Além disso, o PCB das placas desenvolvidas sob este novo processo é mais suave, sem restos de solda, e isso é devido a maior precisão que este novo processo de fabricação introduz.

ASUS Auto-Extreme Technology - Super Alloy Power ASUS Auto-Extreme Technology - Clean PCB

O ASUS Auto-Extreme traz benefícios para ambos os lados, os clientes e a ASUS. Para a ASUS, a redução dos custos de produção devido uma menor taxa de falha na fase de controle de qualidade, além de reduzir o consumo de eletricidade em 50% e a eliminação de produtos químicos no processo (o meio ambiente agradece). Para os usuários, o benefício é na qualidade final do produto, afinal, a falibilidade humana não faz mais parte do processo da produção. Com isso, espera-se produtos com mais durabilidade.

 

GTX 980 Ti Strix

Durante o evento, a ASUS também apresentou outras placas de vídeo da linha Strix, que entre outros recursos, conta com o 0Db Fan, que desliga as fans quando a placa está com pouca carga de trabalho. O destaque fica para a recém lançada GTX 980 Ti Strix, agora com o novo sistema de refrigeração Direct CU III, que é 40% mais eficiente se compararmos com o sistema de referência, enquanto que a placa vem com um clock 20% maior.

GeForce GTX 980 TI Strix DCUIII - Evento ASUS Evolution Breaking Limits - Peperaio Hardware

As fans também foram modificadas. O novo sistema chamado de Wing Blades, fornece muito mais pressão de ar sobre os dissipadores, mas sem aumentar o ruído das fans; pelo contrário, ele é 30% mais eficiente e 3x mais silencioso. E claro, a ASUS pensou também na estética da placa, pois este fator acaba sendo decisivo para alguns usuários. Além do visual agressivo em toda a placa, na parte de cima é possível ver uma iluminação que pulsa em vermelho quando a GPU está em load, indicando a carga de trabalho da placa, e ao mesmo tempo deixando-a mais estilosa.

ASUS GTX 980 Ti Strix - Wing Blades ASUS GTX 980 Ti Strix - Visual e iluminação

O dissipador da placa também merece destaque. O princípio do DirectCU é não ter um intermediário entre a GPU e os dissipadores, de forma a maximizar a transferência de calor da GPU. Diferente de outros sistemas que utilizam uma placa de cobre intermediária e soldas no heatpipes, o sistema DirectCU usa pressão para comprimi-los e não utiliza uma placa entre a GPU e o dissipador. Isto garante uma maior eficiência térmica.

ASUS GTX 980 Ti Strix - DirectCU III

Na parte de traz do PCB vemos algo diferente. Sabendo que a STRIX 980 Ti também foi construída sob o novo processo de fabricação ASUS Auto-Extreme, o PCB é mais “liso”. Desta forma, o backplate traseiro fica bem mais próximo do PCB, e devido ao fato de existir alguns componentes na parte traseira, foi necessário criar algumas “aberturas”, diferente do que era visto anteriormente, onde o backplate cobria todo o PCB. Ainda na parte de traz do PCB, no local onde fica a GPU vemos o GPU Fortifier, novidade da ASUS que previne dobras no PCB, além de aliviar o stress em torno da GPU.

ASUS GTX 980 Ti Strix - GPU Fortifier

 

Máquinas e Palestras

A ASUS disponibilizou duas máquinas para testes no evento, uma equipada com a GTX 980 Ti Strix, e a outra com a GTX 980 Gold Edition, com os jogos The Witcher 3 e Shadow of Mordor respectivamente.

Computador GTX 980 Ti Strix - The Witcher 3 - ASUS Evolution Palestras ASUS Evolution

Além disso, o evento contou com inúmeras palestras e demonstrações ao vivo. Alessandro Campos da ASUS falou sobre o monitor ROG Switch pg278q, a série de placas-mãe TUF (The Ultimate Force), além das placas de vídeo mencionadas; Richard Cameron da Nvidia apresentou “Plataforma GeForce muito além de uma GPU”; Iuri Santos da HyperX apresentou “Soluções HyperX”; e fechando o evento, Ronaldo Buassali e o time do teclab fizeram uma sessão de overclock extremo.

Um agradecimento especial a ASUS Brasil pelo convite ao evento ASUS Evolution Breaking Limits.

1 comentário