ASUS ROG Crosshair X570 Formula

Lucas Peperaio
16/02/2021
Review

No último artigo e vídeo publicado no canal, eu trouxe a melhor placa-mãe que a Gigabyte ofereceu para a geração dos RYZEN, a Aorus X570 Xtreme, e hoje, vamos ver a sua concorrente direta, a melhor que a ASUS tem a oferecer, ROG Crosshair X570 Formula, a irmã maior de uma outra placa que eu já trouxe aqui, a X570 Crosshair Hero. Neste vídeo eu vou trazer os principais recursos da placa, testes com o novo RYZEN 9 5900x em stock e OC e combinações com diferentes kits de RAM.

 

Resumo da placa

ASUS X570 Crosshair Formula - VRM (Blocos par WC)

O grande diferencial da linha Formula da ASUS, e o mesmo acontece nas placas Intel também, são estes blocos dos dissipadores do VRM já preparados para Watercooler Custom, feitos em parceria com a EK, o CrossChill EK III, permitindo que seja usado tanto na água quanto no ar. Internamente, o sistema é feito de cobre e tem rosca ¼. Tirando este fato, ela se assemelha muito a Crosshair Hero já analisada antes.

ASUS X570 Crosshair Formula - Placa (Frente)

ASUS X570 Crosshair Formula - Caixa (Frente)

ASUS X570 Crosshair Formula - Caixa (Back)

Apesar de ter muitos recursos, vem no tradicional formato ATX, condensando-os muito bem ao longo da placa. Headers para fans são bem espalhados, 8 no total, tendo os específicos suportando 3A ou invés de 1A e todos eles contando com proteção de sobrecorrente e sobretemperatura. Para RGB são 4, dois 5V dois e 12V bem distribuídos. Outros destaques ficam no painel LCD da placa, sob a carenagem do painel traseiro, que atua como um Led Debugger na inicialização, mostrando também informações ao longo do uso.

ASUS X570 Crosshair Formula - Satas

ASUS X570 Crosshair Formula - Start e Reset

Não poderia faltar o RGB na placa e diversos recursos onboard digno de uma flagship, como botão Power e Reset, USB 3.2 Frontal, 8 SATA e recursos específicos para OC Extremo, como o modo LN2.

ASUS X570 Crosshair Formula - Placa (Back)

ASUS X570 Crosshair Formula - Backplate (Solto)

ASUS X570 Crosshair Formula - Sem Backplate

ASUS X570 Crosshair Formula - Thermalpads (Back)

Atrás a ASUS utiliza um belo backplate que tanto reforça a placa, quanto atua como um dissipador de calor, através de thermalpads instalados atrás da área do VRM.

ASUS X570 Crosshair Formula - PCI Express - 1

ASUS X570 Crosshair Formula - Sem Protetor Fontal

ASUS X570 Crosshair Formula - Dissipador M.2

A placa tem quatro slots PCI Express, todos 4.0 quando utilizados apenas com Zen 2 ou Zen 3, retrocompatível com 3.0. Os dois slots indicados para placas de vídeo tem reforço metálico, e operam na seguinte configuração: X16, X8 X8, X8 X8 X4, sendo o slot X1 e o último slot X8 controlados pelo PCH. São dois slots M.2 cobertos por um único dissipador, já que eles ficam alinhados na placa em direções opostas. Ambos permitem PCI 4.0 X4 ou modo SATA e podem ser usados ao mesmo tempo, sem conflitos com os slots PCI Express.

ASUS X570 Crosshair Formula - Conexões

ASUS X570 Crosshair Formula - Conexões (Cima)

No painel traseiro como é esperado, conectividade de alto desempenho. Dual Lan, uma delas de 5Gbps, que poderia ter sido aproveitado para oferecer logo a de 10Gbps, além de uma padrão 1Gbps. Wifi 6 AX200 Dual Band para até 2400 Mbps + Bluetooth 5.0. Clear CMOS e BIOS flashback sempre bem-vindo, a placa conta com 12 USBs, nenhuma sendo as antigas 2.0. São 4 USBs 3.2 Gen 1 5Gbps e 8 USBs 3.2 Gen 2 10Gbps, uma delas do tipo C. Áudio 7.1 canais com saída óptica. Existem circuitos na placa que protegem contra eletroestática as portas USB, áudio e LAN, mais suscetíveis a estes problemas.

ASUS X570 Crosshair Formula - Dissipador - 1

ASUS X570 Crosshair Formula - Dissipador - 2

ASUS X570 Crosshair Formula - Dissipador - 3

Por ter esta característica de WC custom, o bloco do dissipador não é dividido em dois e ligado por um heatpipe, e sim, um bloco único, com diferentes elevações para os PowerStage e indutores, esticando-se para trás para aumentar a superfície de contato. Ele cobre completamente os ICs do VRM e é parafusado para aumentar a pressão.

ASUS X570 Crosshair Formula - VRM - 1

ASUS X570 Crosshair Formula - VRM - 2

ASUS X570 Crosshair Formula - VRM - 3

ASUS X570 Crosshair Formula - VRM - 4

Apesar de ser a Flagship para AMD na ASUS, os PowerStage são os mesmos da Hero. Na verdade, o VRM em si é idêntico. Foram usados os ótimos IR3555, que já são da geração passada visto em placas mais antigas. Eles operam até 60A e infelizmente não contam com datasheet público. O VRM segue a ideia da ASUS das suas últimas placas de duplicar os componentes por fase, trazendo uma melhor resposta dos transientes pelo não uso de circuitos duplicadores intermediários entre o PWM e os DRMOs, porém, tecnicamente o VRM não tem 16 fases reais. Sabemos disso pelo PWM aqui usado, o ASP1405i (embaixo da placa), que trabalha com 8 sinais, aqui configurado como 7+1. Resumindo, esta placa tem um VRM de 7×2 + 1×2, ou seja, 7 fases reais para o Vcore e 1 fase real para o SOC ou 14 Virtuais para o Vcore e 1 para o SOC.

ASUS X570 Crosshair Formula - Conector de 8+4 pinos (Cima)

ASUS X570 Crosshair Formula - Conector de 8+4 pinos

A placa conta com um plugue 8 pinos reforçado + um plugue extra 4 pinos para balanceamento de carga. Um indutor lida com a carga inicial, seguido por 7 capacitores sólidos (271uF 16V 10K) na entrada, 12 capacitores sólidos (561uF 6.3V 10K) na saída, além de capacitores de cerâmica e de polímero para compreender várias faixas do ripple.

 

Testes VRM (Temperatura)

ASUS X570 Crosshair Formula - Parte Superior

Assim como na X570 Xtreme, não vou nem perder tempo com CPUs abaixo do RYZEN 9, que fazem mais sentido com placas mais baratas. RYZEN 9 5900x no Blender, para quem quer montar uma Workstation de alta performance.

ASUS X570 Crosshair Formula - flir

Com o CPU em stock exigindo cerca de 95A do VRM, o sensor marcou inacreditáveis 39 graus, com a câmera térmica capturando entre 40 a 47 graus na região dos indutores.

ASUS X570 Crosshair Formula - OC flir

Mesmo o overclock do 5900x com a placa reportando 145A, não é suficiente para estressar uma placa dessa, que marcou na câmera térmica entre 41 e 57 graus.

 

Testes de Memória RAM

ASUS X570 Crosshair Formula - Slot de memórias

A placa conta com 4 slots de memória DDR4 com suporte a Dual Channel, 128GB até 4800 Mhz em overclock, sendo 3200 Mhz o padrão para os novos RYZEN. Eu testei 5 kits de RAM para vermos como anda a compatibilidade, e assim como na maioria das placas, foi 100%: Geil SuperLuce 3000 Mhz CL16, G-Skill Sniper-X 3400 Mhz 2x8GB CL16, um G-Skill TridentZ Royal 3600 Mhz CL16 2x8GB, HyperX Predator 3600 Mhz CL17 2x8GB e Teamgroup Xtreem 2x8GB 3600 Mhz CL14, todos funcionaram perfeitamente apenas ativando o XMP na BIOS.

 

BIOS

A Interface UEFI BIOS da ASUS é particularmente a minha preferida, onde não apenas na Formula, mas nas outras ROG, existe uma quantidade absurda de recursos para ajustes finos em específico para VRM, monitoramento do hardware, RAM e CPU, concentrados principalmente nas abas Extreme Tweaker e Advanced. Esta foi mais uma placa que eu precisei atualizar a BIOS primeiro antes de usar o 5900x, pois apesar de ser uma X570, também precisa estar atualizada para Zen 3, já que chegou bem antes deles. Como a placa tem um botão de atualização externo, isso não foi um problema para mim.

 

Conclusão

Quando começamos a olhar produtos Ultra High-ends e colocamos na balança os prós e contras, é fácil chegar a conclusão que não vale a pena pois aumenta-se demais o custo para na prática, oferecer poucos extras em relação a placas mais “normais”. É o caso da irmã menor desta placa, Crosshair Hero, que tem exatamente o mesmo VRM, outros recursos parecidos porém com menos mimos, reduzindo drasticamente seu custo, mesmo que ainda esteja inflacionada no momento.

E se você continuar reduzindo, verá que uma simples X570 TUF ou mesmo a B550 TUF também dá conta perfeitamente de atender as necessidade de um RYZEN 9, cobrando muito menos para isso, possibilitando investir onde faz mais diferença, RAM, CPU, VGA, SSD e etc.

Porém, para quem quer o MELHOR que a ASUS oferece hoje e está disposto a pagar por isso, sem dúvidas, Crosshair Formula é uma placa excepcionalmente boa. Agradecimentos à Performance Solutions pelo envio da amostra para testes.