ASUS ROG Maximus VIII Ranger Z170 – Nova linha de placas-mãe para CPU Skylake / DDR4 / LGA 1151

Lucas Peperaio
07/10/2015
Review

A série ASUS ROG – Republic of Gamer é famosa por apresentar produtos topo de linha voltado para entusiastas, que buscam sempre a melhor qualidade e diferenciais exclusivos. E agora na nova geração de placas-mãe com chipset Z170 para processadores Skyale, a ASUS trouxe sua nova linha, e nós estamos com uma aqui. Vamos revisar a placa-mãe ASUS Maximus VIII Ranger com o selo ROG.

A 6ª geração de processadores Intel Core codinome skylake já era aguardada há muitos anos, e finalmente chegou ao mercado. Mas e a 5ª geração codinome broadwell? Ela foi lançada praticamente junto com a 6ª geração, e até o presente momento conta com apenas dois processadores para desktop, e provavelmente encerrará por ai, já que agora temos a nova geração Skylake, com um novo socket e um novo chipset.

O LGA 1151 chega ao mercado junto com o chipset Z170, e um dos grandes diferenciais é o suporte a memórias DDR4 para a plataforma mainstream, que até então era suportado apenas na plataforma high-end X99. Basicamente o DDR4 é mais rápido que o DDR3, permite o dobro da densidade e usa menos energia.

Z170 Platform

Além do DDR4, o controlador de memória do Skylake suporta o DDR3L, e a escolha de permitir um ou outro depende do fabricante da placa-mãe; a Maximus Ranger permite o DDR4. Uma outra novidade é o DMI 3.0, agora o chipset suporta 20 linhas PCIe 3.0 em comparação com as 8 linhas PCIe 2.0 do chipset Z97. Isso cria possibilidades interessantes, por exemplo, portas M.2 PCIe 3.0, slots PCIe 3.0 roteados pelo chipset e etc.

E para atender ao público entusiasta e gamer, mas sem abrir mão do bom custo-benefício, a ASUS trouxe ao mercado a Maximus VIII Ranger Z170, placa-mãe de entrada da linha ROG que fornece recursos diferenciados tanto para os gamers, quanto para os entusiastas; entre eles, o sistema de áudio e rede otimizados, USB 3.1 Tipo A e Tipo C, Slot M.2 Socket 3 e etc. Todos estes recursos serão abordados mais adiante neste review.

Maximus VIII Ranger PT-BR Peperaio Hardware

Apesar de ser uma placa de entrada da linha ROG, ela não deixa a desejar; pelo contrário, a caixa, os acessórios e a qualidade da placa em si surpreende, lembrando os produtos mais entusiastas e caros como a Maximus Extreme. A Maximus VIII Ranger já está disponível no mercado brasileiro, e o seu preço médio é de aproximadamente R$ 1600. Infelizmente, devido a nossa situação econômica e o dólar ultrapassando R$ 4,00, os produtos importados ficam com um preço mais salgado.

Vamos dar uma olhada mais de perto na Maximus VIII Ranger.

nenhum comentário