Download de BIOS de placas-mãe ASUS para overclock em processadores Skylake non-k

Lucas Peperaio
14/01/2016
Download,Overclock

Podemos classificar os processadores da Intel para desktop em duas categorias, aqueles com o multiplicador desbloqueado, identificados pelo sufixo K; e os bloqueados, sem a identificação K, que os torna um pouco mais baratos. Ainda assim, em muitos destes cpus bloqueados das gerações passadas, era possível fazer o overclock através de alguns multiplicadores em certas placas-mãe ou pelo bom e velho BCLK.

Graças a uma série de atualizações de BIOS por parte dos fabricantes como a ASUS, agora os donos de processadores Skylake bloqueados como o I3 6100 ou I5 6400 poderão fazer overclock através da alteração do Base Clock. Uma das mudanças da arquitetura Skylake é o fato do Base Clock não estar mais vinculado ao PCIe e outras áreas do sistema, permitindo então que o usuário o altere sem causar grandes instabilidades no restante dos componentes.

Na imagem abaixo, vemos o i3 6100, que normalmente opera a 3.7 GHz (BCLK = 100 MHz / Multiplicador = 37) com um overclock de 1 GHz mexendo no BCLK para 127 MHz

Skylake non K overclocking

Porém, nem tudo é perfeito. Estamos falando de BIOS não oficiais que podem causar danos ao hardware, e não há garantia de fábrica nesses casos. Compreendendo e assumindo os riscos, veremos o que funciona e o que não funciona com estas BIOS. Em primeiro lugar a dica geral, não utilize essas BIOS em CPUs série K, isso pode causar danos no hardware.

Problemas encontrados até agora:

  1. Sem IGPU;
  2. Sem troca dinâmica da frequência da CPU;
  3. Sem C-states;
  4. Sem Turbo Mode;
  5. Leitura da temperatura da CPU é incorreta;
  6. Instruções AVX tem baixa performance;
  7. Não é suportado o ACPI no Windows XP;

 

Segue abaixo os links das BIOS não oficiais para placas-mãe ASUS:

 

Após atualizar a BIOS, altere as seguintes configurações para iniciar o SO com o clock de CPU correto.

Advanced\CPU Configuration

– Boot Performance Mode -> Turbo Performance

Advanced\CPU Configuration\CPU Power Management Configuration

– Intel(R) SpeedStep(tm) -> Disabled

– CPU C states -> Disabled

 

Deu certo? Conte para nós nos comentários.

nenhum comentário