Olá, seja bem-vindo ao site Peperaio Hardware. Sou o Lucas Peperaio, e no artigo de hoje faremos um teste completo de temperatura, consumo e ruído da placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 980 Ti em stock e em overclock. Ao final do artigo, um teste de ruído com a placa em iddle e load, e os resultados de benchmark no 3DMark Firestrike, comparando o desempenho com a GTX TITAN X.
Assista primeiramente ao vídeo completo no youtube:
Agora vamos ao artigo escrito:
Estamos rodando o 3DMark Firestrike, um dos benchmarks mais pesados e utilizados da atualidade para comparações de placas de vídeo. Lado a lado temos os dois testes, stock e overclock. No topo da tela temos as informações da placa de vídeo e do processador fornecidos pelo Riva Tunner Statistics Server e Hwinfo64. Vemos ali os frames por segundo, clock da GPU, clock da memória, temperatura da GPU, uso da GPU e velocidade de rotação da fan; além dos dados do processador na última linha.
Na parte de baixo da imagem, vemos a medição em tempo real de quantos Watts a máquina inteira está extraindo da rede elétrica, em stock e em overclock. Com a GTX 980 Ti em stock e o 3770k a 4.5 Ghz, a máquina de testes extrai da tomada cerca de 360W, e em overclock cerca de 430W, valores próximos dos testes que fizemos com a TITAN X, já que ambas as placas possuem o mesmo TDP. Portanto, a fonte mínima recomendada para essa placa é de 600w, pois assim temos uma folga mesmo com os componentes em overclock.
Sobre a temperatura da placa. Em stock, da mesma forma como ocorreu no último teste onde testamos 8 jogos, a temperatura da GPU fica estabelecida no limite pré-definido, 83º. Esta é a condição original da placa, sem nenhuma alteração. Em overclock, a placa chegou facilmente nos 87º. E conforme explicamos, a temp limit foi configurada para esse valor, mas a fan ficou no automático. Por esse motivo a GPU esquentou tanto.
Agora nesse teste, com a GPU acima dos 1400 Mhz, foi feita uma alteração no perfil de fan, que sincroniza a temperatura com a porcentagem de rotação. E isso faz uma grande diferença, mesmo com a placa rodando em um clock alto, a GPU agora fica com uma temperatura MENOR que em todos os testes, até mesmo o teste em stock. Um simples ajuste pode fazer toda a diferença!
E mais uma vez lembrando, temperatura é um ponto chave para manter a performance no máximo. Nesses testes, a placa fica acima dos 1400 Mhz o tempo todo; enquanto que no teste em jogos, em overclock a placa reduzia o clock para 1350 Mhz, de modo a respeitar a temperatura limite de 87º que fora definiada. E isso faz com que a performance seja reduzida. Pra resolver isso temos duas soluções: Ou aumentamos a temperatura limite para valores ainda maiores (nessa placa o máximo é 91º), e assim a placa continua subindo; ou ajustamos a fan de modo a deixar a placa fria, com o custo de aumentar o ruído, que é o que eu foi feito aqui.
Vamos agora para o teste de ruído da placa.
No teste de ruído, posicionamos o microfone a uma distância de aproximadamente 25CM de distância da placa, para simular um ambiente onde um usuário fica a esta distância do computador. Temos como resultado 37 DBa com a placa em descanso/iddle (fan 22% auto, 1068 RPM) e 41 DBa com a placa em carga/load (fan 44% auto, 2157 RPM), os mesmos níveis de ruído da TITAN X.
E fechando mais uma longa série de artigos e vídeos sobre a GTX 980 Ti, vamos mostrar o resultado em 8 benchmarks, nas três versões do 3DMark Firestrike (performance, extreme e ultra), comparando o desempenho com o obtido com a TITAN X no mesmo hardware e mesmos clocks.
Antes de mais nada, todos os testes foram rodados na mesma máquina, e com o processador no mesmo clock (4.5 Ghz). Para comparar, usamos a pontuação gráfica (Graphics Score). Vamos as comparações:
3DMark Firestrike Performance
3DMark Firestrike Extreme
3DMark Firestrike Ultra
Encerramos esta série de artigos sobre a GTX TITAN 980 Ti aqui. Inscreva-se no canal para não perder as novidades, curta as fanpages do canal, PeperaioHardwareBR e LucasPeperaioBlog no facebook. E claro, a fanpage da empresa que está apoiando o canal, a SaltComp Informática. Grande abraço galera, até mais!