GTX 980 Ti: Temperatura, consumo e ruído – Stock e Overclock + Benchmarks (vs Titan X)

Lucas Peperaio
09/06/2015
Testes

Olá, seja bem-vindo ao site Peperaio Hardware. Sou o Lucas Peperaio, e no artigo de hoje faremos um teste completo de temperatura, consumo e ruído da placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 980 Ti em stock e em overclock. Ao final do artigo, um teste de ruído com a placa em iddle e load, e os resultados de benchmark no 3DMark Firestrike, comparando o desempenho com a GTX TITAN X.

Assista primeiramente ao vídeo completo no youtube:

Agora vamos ao artigo escrito:

 

Teste de temperatura e consumo – Firestrike

Estamos rodando o 3DMark Firestrike, um dos benchmarks mais pesados e utilizados da atualidade para comparações de placas de vídeo. Lado a lado temos os dois testes, stock e overclock. No topo da tela temos as informações da placa de vídeo e do processador fornecidos pelo Riva Tunner Statistics Server e Hwinfo64. Vemos ali os frames por segundo, clock da GPU, clock da memória, temperatura da GPU, uso da GPU e velocidade de rotação da fan; além dos dados do processador na última linha.

Na parte de baixo da imagem, vemos a medição em tempo real de quantos Watts a máquina inteira está extraindo da rede elétrica, em stock e em overclock. Com a GTX 980 Ti em stock e o 3770k a 4.5 Ghz, a máquina de testes extrai da tomada cerca de 360W, e em overclock cerca de 430W, valores próximos dos testes que fizemos com a TITAN X, já que ambas as placas possuem o mesmo TDP. Portanto, a fonte mínima recomendada para essa placa é de 600w, pois assim temos uma folga mesmo com os componentes em overclock.

GTX 980 Ti temperatura, consumo, ruido Stock e Overclock 2

Sobre a temperatura da placa. Em stock, da mesma forma como ocorreu no último teste onde testamos 8 jogos, a temperatura da GPU fica estabelecida no limite pré-definido, 83º. Esta é a condição original da placa, sem nenhuma alteração. Em overclock, a placa chegou facilmente nos 87º. E conforme explicamos, a temp limit foi configurada para esse valor, mas a fan ficou no automático. Por esse motivo a GPU esquentou tanto.

Agora nesse teste, com a GPU acima dos 1400 Mhz, foi feita uma alteração no perfil de fan, que sincroniza a temperatura com a porcentagem de rotação. E isso faz uma grande diferença, mesmo com a placa rodando em um clock alto, a GPU agora fica com uma temperatura MENOR que em todos os testes, até mesmo o teste em stock. Um simples ajuste pode fazer toda a diferença!

GTX 980 Ti temperatura, consumo, ruido Stock e Overclock

E mais uma vez lembrando, temperatura é um ponto chave para manter a performance no máximo. Nesses testes, a placa fica acima dos 1400 Mhz o tempo todo; enquanto que no teste em jogos, em overclock a placa reduzia o clock para 1350 Mhz, de modo a respeitar a temperatura limite de 87º que fora definiada. E isso faz com que a performance seja reduzida. Pra resolver isso temos duas soluções: Ou aumentamos a temperatura limite para valores ainda maiores (nessa placa o máximo é 91º), e assim a placa continua subindo; ou ajustamos a fan de modo a deixar a placa fria, com o custo de aumentar o ruído, que é o que eu foi feito aqui.

Vamos agora para o teste de ruído da placa.

 

Teste de ruído

No teste de ruído, posicionamos o microfone a uma distância de aproximadamente 25CM de distância da placa, para simular um ambiente onde um usuário fica a esta distância do computador. Temos como resultado 37 DBa com a placa em descanso/iddle (fan 22% auto, 1068 RPM) e 41 DBa com a placa em carga/load (fan 44% auto, 2157 RPM), os mesmos níveis de ruído da TITAN X.

GTX 980 Ti ruido iddle GTX 980 Ti ruido load

 

Teste em Benchmarks

E fechando mais uma longa série de artigos e vídeos sobre a GTX 980 Ti, vamos mostrar o resultado em 8 benchmarks, nas três versões do 3DMark Firestrike (performance, extreme e ultra), comparando o desempenho com o obtido com a TITAN X no mesmo hardware e mesmos clocks.

GTX 980 Ti 3DMark Firestrike vs TITAN X testes

Antes de mais nada, todos os testes foram rodados na mesma máquina, e com o processador no mesmo clock (4.5 Ghz). Para comparar, usamos a pontuação gráfica (Graphics Score). Vamos as comparações:

3DMark Firestrike Performance

  • Stock: 14196 pts na pontuação final e 17034 pts na pontuação gráfica. Link.
  • Overclock: 15803 pts na pontuação final e 19945 pts na pontuação gráfica, 17.08% a mais que no teste em stock. Link.

3DMark Firestrike Extreme

  • Stock: 7289 pts na pontuação final e 7676 pts na pontuação gráfica. Link.
  • Overclock: 8432 pts na pontuação final e 9058 pts na pontuação gráfica, 18% a mais que no teste em stock. Link.

3DMark Firestrike Ultra

  • Stock: 3835 pts na pontuação final e 3743 pts na pontuação gráfica. Link.
  • Overclock: 4532 pts na pontuação final e 4494 pts na pontuação gráfica, 20,06% a mais que no teste em stock. Link.

GTX 980 Ti 3DMark Firestrike Performance - Stock - 14196 GTX 980 Ti 3DMark Firestrike Performance - Overclock - 15803

GTX 980 Ti 3DMark Firestrike Extreme - Stock - 7289 GTX 980 Ti 3DMark Firestrike Extreme - Overclock - 8432 GTX 980 Ti 3DMark Firestrike Ultra - Stock - 3835 GTX 980 Ti 3DMark Firestrike Ultra - Overclock - 4532

Encerramos esta série de artigos sobre a GTX TITAN 980 Ti aqui. Inscreva-se no canal para não perder as novidades, curta as fanpages do canal, PeperaioHardwareBRLucasPeperaioBlog no facebook. E claro, a fanpage da empresa que está apoiando o canal, a SaltComp Informática. Grande abraço galera, até mais!

1 comentário