Informações/Rumores sobre GTX 880/870, maxwell, Intel série 100, DDR4, broadwell, skylake, pci-e 4.0

Lucas Peperaio
25/07/2014
Notícias

Neste artigo, vamos comentar vários assuntos e destacar algumas notícias de hardware, rumores que tem sido divulgados e novidades em geral, entre elas: GTX 880/870 (Gm204 maxwell 28nm), nova linha de chipsets da Intel (série 100), Intel Broadwell, Intel Skylake, suporte ao DDR4 por Intel e AMD, PCI-E 4.0, Sata Express e etc

Bom, vamos começar com algo que todos estão esperando, que a nova geração de placas Nvidia. Muito tem se falado sobre a GTX 880 e a GTX 870. Eu mesmo havia falado uns meses atrás lá no canal que a GTX 880/870 teria a litografia de 20nm. Porém, por conta de alguns atrasos, ela continuará com a mesma litografia de 28nm; Mas, com a diferença que agora a arquitetura é a maxwell, a mesma que já equipa a GTX 750/750ti. Uma boa vantagem desta arquitetura é a questão da eficiência energética.

Comparativo Maxwell vs Kepler

 

Enfim, surgiu na Internet, mais precisamente no site Guru3D, um resultado do benchmark Firestrike Extreme com a suposta GTX 880, e neste resultado, ela ficou 20% mais rápida que a GTX 780ti, atingindo 6110 pontos. Quem tirou o print borrou esta parte da imagem, mas é possível ver que a GPU é da série GTX 800.

GTX 880 Firestrike Extreme

Ainda neste rumor, temos a possível data de anúncio da placa, e quem deu a dica foi a própria Nvidia. Na página do facebook da Nvidia do Reino Unido, eles deixaram a seguinte pista: “We’re SUPER excited. T-minus 27 days“. Traduzindo livremente, seria “Estamos SUPER empolgados. T-menos 27 dias”. Esta expressão “T-minus” geralmente é usada para a contagem regressiva para um grande evento que vai acontecer em um
momento específico. Levando em consideração a data do post e adicionando + 27 dias, temos exatamente a data de início do evento gamescom. Portanto, é possível que em algumas semanas seja anunciado oficialmente a GTX 800.

 

Intel série 100

O site chinês VR-Zone vazou uma lista de especificações que seriam da nova linha de chipsets da Intel, a série 100. Ela seria a sucessora da série 9, com muitas novidades em relação a sua antecessora. Conforme você estão vendo na imagem, a primeira mudança é na nomenclatura, o chipset Z97 e H97 seriam substituidos pelos Z170 e H170 respectivamente.

Intel chipset serie 100

Claro que a mudança não é só no nome, de acordo com esta outra imagem, o chipset Z170 por exemplo, teria 20 canais PCI-Express 3ª geração, 6 portas satas 3, 10 USBs 3.0 e 3 portas Sata Express.

Intel chipset serie 100

 

Outro rumor sobre a Intel, um suposto roadmap para processadores Xeon revelou detalhes do futuro lançamento da Intel para a metade de 2015 em diante. Estamos falando do Skylake, sucessor do broadwell, que deverá chegar ao mercado ainda em 2014. As principais novidades ficam por conta do amadurecimento no processo de fabricação de 14nm, o aprimoramento na arquitetura tri-gate, suporte a memória DDR4, além de uma nova gpu integrada. Outro chamativo é o suporte ao PCI Express 4.0, que em tese, dobrará a largura de banda sobre o PCI Express 3.0. E fechando as novidades, ainda contará com o Sata Express.

intel-skylake

E falando em DDR4, a AMD deverá lançar o suporte a memórias DDR4 e uma nova arquitetura apenas em 2016, além do seu próximo soquete FM3+. Vale lembrar que a Intel poderá lançar o DDR4 ainda em 2014 através do chipset X99. Uma outra novidade, é que a AMD pretende lançar seus primeiros produtos com o processo de fabricação de 20nm em 2015. Estas mudanças prometem aumentar a eficiência energética, além de melhorar a condução de calor e a performance dos chips.

Finalizando, a maioria destas informações são rumores, mas, muitos rumores acabam se confirmando, pois estes “vazamentos” geralmente partem de dentro da indústria, de ex-funcionários e até da própria marca. Assim que tivermos mais novidades concretas, será divulgada na fanpage, no canal e também aqui no site.

nenhum comentário