Metodologia de testes de placas de vídeo do site Peperaio Hardware

Lucas Peperaio
07/04/2015
Testes

A fim de trazer mais transparência aos testes realizados aqui no site Peperaio Hardware e no nosso canal do youtube, produzimos este artigo com vídeo para detalhar quais são os procedimentos adotados antes, durante e depois dos testes de placas de vídeo e componentes em geral em nosso site. 

Assista primeiramente ao vídeo completo no youtube:

Agora vamos ao artigo escrito:

 

1 – Sistema operacional

O sistema operacional adotado como padrão dos testes é o Windows 8.1 Pro original, com a ISO baixada diretamente pelo site de desenvolvedores da Microsoft (MSDN). Isso garante um sistema limpo e sem modificações de terceiros. A cada nova placa de vídeo que é testada, o sistema é formatado, para que não haja resquícios dos drivers e testes anteriores.

Metodologia de testes de placas de vídeo - Peperaio Hardware - Sistema operacional

 

2 – Drivers e updates

Todos os drivers estão atualizados, e os updates do Windows realizados. Importante ressaltar que a ISO baixada do site da Microsoft já vem com os updates até a data do download.

 

3 – Programas instalados e em execução

Para que o poder de processamento do hardware seja usado o máximo possível no desempenho dos jogos, apenas os programas básicos e necessários são instalados, e durante o jogo, só realmente o necessário é mantido em execução. Programas adicionais como Google Chrome e Ccleaner são auxiliares utilizados apenas ocasionalmente.

Metodologia de testes de placas de vídeo - Peperaio Hardware - Programas instalados

 

4 – Ajustes no driver da placa de vídeo

Sabemos que a grande maioria dos usuários instalam o driver e jogam, sem sequer realizar ajustes finos. Para nos aproximarmos deste público, não realizamos alterações no driver no sentido de aumentar ou reduzir a performance ou a qualidade visual; e sim, deixamos no default do driver, que é o que a maioria das pessoas deixam. Em casos específicos onde iremos testar o MFAA e/ou o DSR, estes recursos são ativos, e claro, informados durante o teste que estão ativos. Desta forma, conseguimos simular um ambiente parecido com o que a grande maioria dos usuários irão encontrar.

Metodologia de testes de placas de vídeo - Peperaio Hardware - Ajustes no driver da placa de vídeo

 

5 – Local dos testes

Novamente para nos aproximarmos dos resultados dos usuários comuns, os testes são realizados da forma mais natural possível: Em um apartamento, com temperatura ambiente normal e dentro de um gabinete fechado. Futuramente teremos bancadas de testes e temperatura controlada, neste caso, será avisado nos testes.

Metodologias de testes - Peperaio Hardware - Local dos testes

 

6 – Antes, durante e depois dos testes

Antes de cada teste, a máquina é reiniciada, para que não haja resquícios do teste anterior na memória RAM. Ao iniciar o Windows, o teste só é iniciado após a máquina entrar em iddle, ou seja, quando tudo já está carregado. Para a gravação, usamos dois programas; MSI Afterburner para placas AMD e ShadowPlay para placas Nvidia. Já mostramos aqui no site qual o impacto na performance que os dois programas causam.

Metodologia de testes de placas de vídeo - Peperaio Hardware - monitoramento no jogo

Durante os testes, são usados os programas Riva Tuner Statistics Server e Hwinfo64 para monitoramento dos FPS, placa de vídeo e processador. Na tela mostramos a quantidade de quadros por segundo (FPS), clock da GPU, temperatura da GPU, uso de GPU e uso de memória da placa de vídeo; além dos dados do processador, clock, temperatura e uso. Todos os dados são atualizados a cada 1000ms (1 segundo).

Depois dos testes, a máquina é reiniciada, para que então o próximo teste possa ser executado.

 

7 – Sobre as gravações

Em primeiro lugar o gameplay ou benchmark fixo é gravado, para posteriormente ser editado e o áudio ser gravado. Em jogos com benchmark fixo, cada jogo é rodado duas ou três vezes e os resultados são comparados. Se acontecer de ter um resultado grotescamente mais alto ou mais baixo que os outros, este é excluído. Isso acontece as vezes devido a bugs do jogo, alguma instabilidade momentânea e etc.

Metodologia de testes de placas de vídeo - Peperaio Hardware - Sobre as gravações

Para evitar instabilidades, os testes sempre são executados com a placa de vídeo em stock e com os drivers e jogos atualizados com os últimos patchs originais instalados.

Em jogos sem benchmark fixo, procuramos jogar um certo tempo, entre 20 e 30 minutos. Posteriormente um fragmento do vídeo é separado para a edição. Este tipo de teste é sempre mais difícil de fazer, pois não é fixo, e varia conforme o lugar do jogo, mapa, elementos na tela e etc. Por isso evitamos fazer comparações diretas entre vgas distintas quando estamos testando em jogos sem benchmark fixo.

 

8 – Settings do jogo

Isso varia conforme a placa de vídeo. Não podemos testar por exemplo uma GTX 750ti no Ultra e tudo no máximo no Far Cry 4, pois ela não tem poder de fogo pra isso. Então, otimizamos as settings de forma a ter FPS descentes, de preferência acima de 60.

Metodologia de testes de placas de vídeo - Peperaio Hardware - Settings no jogo

E respondendo uma pergunta, não testamos uma certa placa de vídeo em um certo jogo apenas para você saber como ela se sairá neste jogo. Mas sim, para que você tenha várias bases de comparações. Ou seja, a placa X roda em 30 fps no benchmark fixo do Shadow of Mordor, e placa Y roda em 45 FPS no mesmo benchmark e mesmas settings. Então você sabe que a placa Y é tantos % mais rápida que a placa X neste jogo, nestas condições.

 

9 – Variações

Apesar de óbvio, é importante frisar que os testes podem sofrer variações conforme o hardware utilizado, settings no jogo e no driver, sistema operacional usado, temperatura dos componentes e etc. Procuramos fazer os testes de forma a minimizar estas variações.

É isso pessoal, agora vocês sabem como são realizados os testes aqui no site Peperaio Hardware. Nos próximos dias, teremos vários testes em várias placas de vídeo. Grande abraço, e até mais!

nenhum comentário