NAS Synology DS1019+ DiskStation com 18TB de espaço!

Lucas Peperaio
10/03/2020
Review

Vou finalmente, após muitos anos, fazer um upgrade no armazenamento de dados do canal. Eu tenho atualmente 9TB de vídeos + um HD de 6TB para backup. Porém de uns tempos para cá eu venho tendo sérios problemas por conta do tamanho dos vídeos, especialmente agora que eu gravo em 4K. Então eu já nem faço backup mais e meus HDs estão lotados. Mas isto está prestes a mudar!

Overview

Eu uso estes HDs nesta minha máquina pessoal, e eles ficam ligados na rede, para que todas as bancadas de teste possam acessá-los. Isso gera alguns problemas aqui. O primeiro é que eu preciso ligar esta máquina inteira, incluindo placa de vídeo, watercooler, fans RGB para apenas acessar alguns arquivos, o que desperdiça energia. E quando eu estou fazendo outra coisa no computador que não seja lidar com os vídeos do canal, estes HDs ficam sendo inicializados de forma desnecessária, reduzindo pouco a pouco a vida útil deles.

NAS Synology - 3 HD Ironwolf - 1

E eis a solução. NAS, ou, Network-Attached Storage, ou seja, discos conectados na rede. Eu tenho em mãos o DiskStation Synology DS1019+, que a grosso modo, trata-se de um mini servidor com foco em armazenamento, backup e compartilhamento; que consome menos energia que o meu desktop e tem um sistema operacional 100% dedicado e otimizado para esta finalidade, com centenas de softwares para segurança, acesso remoto, virtualização, controle de câmeras IP, multimídia, gerenciamento avançado, enfim.

Este NAS é da série SMB, uma categoria mais potente voltada para pequenos negócios e usuários entusiastas. A Synology tem versões domésticas e versões mais robustas da linha enterprise.

Ironwolf 6TB - 3HDs

Ironwolf 6TB - Frente

Ironwolf 6TB - Back

Neste caso ele usa discos SATA comum, e eu vou aproveitar para aumentar o meu espaço e a minha segurança através de três HDs Seagate Ironwolf 6TB cada, totalizando 18TB. Estes são HDs especializados em NAS, com construção sólida para permitir uso constante 24/7 e tecnologias dedicadas para este fim. A velocidade de rotação é 7200 RPM, conta com 256MB de cache, MTBF ou Tempo médio entre falhas de 1 milhão de horas e uma carga de trabalho que suporta 180 TB/ano em cada um, 3 anos de garantia.

A ideia, porém, é usar o RAID 5, onde dois destes discos ficam para armazenamento e o terceiro para redundância, permitindo que os dados sejam recuperados em caso de falhas de um dos HDs. Ou seja, eu terei 12TB para armazenamento + 6TB para redundância.
O DS1019+ tem este nome pois DS significa DiskStation, 10 pois tem 5 baias que podem ser expansíveis para mais 5 e 19 pois foi lançado em 2019.

NAS Synology - Caixa

NAS Synology - 1

NAS Synology - Acessórios

A unidade vem muito bem acomodada e a acompanha um cabo de alimentação, a fonte bivolt que inclusive veio com o cabo no padrão Brasileiro, dois cabos LAN RJ45, 24 parafusos para discos ou SSDs de 2.5” e 2 chaves para abrir as bandejas dos discos, uma forma de impedir que alguém puxe os HDs em funcionamento. Ele vem em um formato muito compacto, medindo 16.6cm de altura, 23cm de largura e 22,3 de profundidade, pesando 2.54KG e acompanha pés emborrachados para melhor fixação na mesa.

NAS Synology - Frente

Na parte da frente vemos as 5 baias removíveis e há o suporte tanto para HDs 3.5” quanto para HDs 2.5” do tipo SATA. Vemos os leds indicativos do status do aparelho e de cada baia, se está tudo OK. Abaixo uma USB 3.0 que pode ser usada para ligar um HD externo ou um pendrive por exemplo, além do botão Power.

NAS Synology - Back

Na parte de trás, vemos duas fans de 92mm, uma trava Kensington, mais uma USB 3.0, rede lan Dual Gigabit com suporte a Failover e Link Agregation, temos também uma E-Sata e um botão Reset.

NAS Synology - Baixo

NAS - Synology - Baixo (SSD)

Por baixo do aparelho, uma entrada para dois SSDs NVMe, cuja finalidade é trabalharem como cache, assim reduzindo drasticamente a latência e os gargalos em uso intenso. Porém isto é opcional.

Ele conta com um processador Intel Celeron J3455 Quad Core de 2.3 Ghz e 10W de TDP com suporte a criptografia por hardware (AES-NI), 8GB de RAM DDR3L em Dual Channel, ou seja, dois módulos de 4GB. Há o suporte para transcode H.264 e H265 4K em tempo real.

Instalação

É muito importante observar que se você colocar um HD que já tenha dados, o sistema formatará ele automaticamente, então faça backup antes de colocar um HD usado. Também vale ressaltar que a Synology possui um manual completo em português no site explicando o passo-a-passo.

NAS Synology - Caixa e 3HDs - 1

Ironwolf - 6TB (baia)

Uma das primeiras coisas a serem feitas é conectar os discos, encaixando ele de frente no suporte e encaixá-lo na NAS. Após ligar o aparelho, os leds dos HDs deverão ser verdes. A NAS poderá ser reconhecido pelo navegador da Web digitando find.synology.com. Após a configuração inicial, você deverá criar o pool e o volume, escolhendo como irá configurar os discos no que diz respeito ao tipo de sistema de arquivos e tipo de RAID. A Synology oferece uma outra modalidade chamada SHR, a Synology Hybrid Raid, que permite que discos de diferentes tamanhos possam ser usados, aproveitando mais do espaço que um RAID convencional.

No meu caso, como eu estou usando três discos iguais, eu vou no tradicional RAID 5 e usando o sistema de arquivos BTRFS.

Conclusão

Neste momento o artigo fica por aqui, pois eu preciso usar o aparelho por um tempo para estudá-lo a fundo e poder trazer futuramente a continuação de forma mais completa. Então em breve vem a parte 2 onde vamos nos aprofundar no DSM, o sistema da Synology. Por se tratar de um lançamento, eu encontro dificuldades de achar o DS1019+ no Brasil, embora existam outras versões mais antigas nas lojas.

Então considerando o preço nos EUA, na newegg ele aparece por $640, e este valor não é apenas pelo hardware em si, mas principalmente pelo sistema operacional que veremos em detalhes na parte 2, que gera um valor agregado. Cada HD Ironwolf 6TB custa por volta de $160, então o custo total para montar algo similar é de pouco mais de 1100 dólares. Na conversão direta, algo em torno dos R$ 4700,00.