NVIDIA anuncia a disponibilidade global do NVIDIA GameWorks SDK 3.1

Lucas Peperaio
23/03/2016
Notícias

O novo kit de desenvolvimento de software oferece três técnicas de iluminação e dois novos algoritmos de simulação física NVIDIA PhysX lançados como betas.

As três novas técnicas de renderização do GameWorks para iluminação e sombras incluem:

  • Iluminação Volumétrica NVIDIA: uma técnica de iluminação avançada que simula como a luz se comporta conforme ela se espalha pelo ar e atmosfera. A Iluminação Volumétrica NVIDIA foi primeiramente apresentada em Fallout 4.
  • Sombras híbridas traçadas de Frustum (HFTS – Hybrid Frustum Traced Shadows): um algoritmo para o desenho de sombras de alta fidelidade que transitam suavemente de sombras sólidas próximas ao objeto que obstrui a vista a sombras suaves em regiões mais distantes. As HFTS apareceram pela primeira vez em Tom Clancy’s The Division.
  • Oclusão de Ambiente Acelerada por Voxel (VXAO – Voxel Accelerated Ambient Occlusion) NVIDIA: o algoritmo de melhor qualidade da NVIDIA para oclusão de ambiente em tempo real, a VXAO é uma técnica de sombreamento que acrescenta profundidade e realismo a qualquer cena. Ela supera tecnologias antigas ao calcular as sombras em espaços do mundo usando toda a geometria da cena, em oposição às técnicas de espaço de tela que podem apenas sombrear a partir de geometria visível para a câmera. A VXAO apareceu pela primeira vez em Rise of the Tomb Raider.

ROTTR_Review_Screenshot__4_.0.0

É a nossa paixão por games que nos estimula a lidar com os problemas técnicos apresentados na simulação e renderização em tempo real”, diz Tony Tamasi, vice-presidente sênior de conteúdo e tecnologia da NVIDIA. “Nossas tecnologias do GameWorks forçam as barreiras do que é possível em tempo real, permitindo aos desenvolvedores o fornecimento de games com simulações e efeitos especiais de ponta.
O par de extensões para a biblioteca do NVIDIA® PhysX® inclui:

  • NVIDIA PhysX-GRB: uma nova implementação do popular SDK dinâmico de corpo rígido PhysX da NVIDIA, usado em centenas de games. Esse pipeline físico híbrido de CPU/GPU melhora a performance em até 6 vezes, de cargas de simulação moderadas a cargas intensas.
  • NVIDIA Flow: um algoritmo dinâmico de fluidos computacionais que simula e renderiza fluidos combustíveis, como fogo e fumaça. Diferente dos métodos anteriores, o Flow não se limita à simulação dos fluidos dentro de uma caixa delimitadora.

Com o novo kit de tecnologias GameWorks, desenvolvedores terão à sua disposição diversos recursos avançados para deixar a iluminação dos cenários e física avançada de elementos interativos e não interativos da tela. Algumas delas já estão disponíveis nos títulos mais recentes para PC, como Tom Clancy’s The Division e Rise of the Tomb Raider e, uma vez habilitadas, oferecem uma experiência visual sem precedentes na atual geração de games”, diz Alexandre Ziebert, gerente de marketing técnico da NVIDIA.

NVIDIA GRB

A NVIDIA gera códigos fonte para bibliotecas GameWorks selecionadas disponíveis aos desenvolvedores através do GitHub. O código fonte para a Iluminação Volumétrica NVIDIA e para a demonstração do FaceWorks da NVIDIA está disponível no momento. O código fonte para o NVIDIA HairWorks, NVIDIA HBAO+ e NVIDIA WaveWorks será disponibilizado em breve.

nenhum comentário