Presidente da Nvidia pronuncia-se oficialmente sobre o caso da memória da GTX 970

Lucas Peperaio
24/02/2015
Notícias

A GTX 970 foi palco de uma grande polêmica no mês passado, quando usuários relataram baixo desempenho da placa ao utilizar mais de 3.5 GB de vRAM. A Nvidia publicou alguns testes preliminares sobre o assunto, junto com uma rápida explicação sobre o sistema de memória da GTX 970. Posteriormente, o engenheiro de GPUs sênior da Nvidia, Jonah Alben, apresentou um estudo mais detalhado sobre o assunto. E agora, foi a vez do presidente mundial da Nvidia, Jen-Hsun, vir a público comentar o caso.

Segue o pronunciamento na íntegra:

Olá a todos!

Alguns de vocês ficaram desapontados com a forma como descrevemos a capacidade de memória da nossa GTX 970 quando a lançamos.  Posso entender o porquê e vou explicar o que houve.

Nós inventamos uma nova arquitetura de memória na Maxwell chamada “memória segmentada”.

Essa nova capacidade foi criada para que configurações reduzidas da Maxwell pudessem receber um buffer de quadros maior, ou seja, para que a GTX 970 pudesse ter 4 GB, em vez de estar limitada a 3 GB.

Existem algumas limitações nas partes superiores da memória. Mas a GTX 970 é uma placa de 4 GB e esses 4 GB são totalmente usados. Jonah Alben, nosso vice-presidente sênior de engenharia de hardware, forneceu uma descrição técnica para isso que foi bem compreendida por vários editores. 

Infelizmente, falhamos em comunicar isso internamente, para a nossa equipe de marketing, e externamente, para os analistas. Assumo a responsabilidade por isso e quero que saibam que sentimos muito.

Em vez de ficarem animados com o buffer de quadros de 4 GB da GTX 970, alguns ficaram desapontados com nossa explicação sobre essa nova arquitetura.

Bem, deixem-me esclarecer: nossa única intenção foi criar a melhor GPU para vocês. Queríamos que a GTX 970 tivesse 4 GB de memória, pois os games estão consumindo mais memória do que nunca.

Os 4 GB de memória da GTX 970 são totalmente usados para alcançar a performance que vocês estão desfrutando.  E, como sempre, nossos engenheiros continuarão a aperfeiçoar a performance dos games, com atualizações que vocês podem baixar regularmente usando o GeForce Experience.

Esse novo recurso da Maxwell deveria ter sido claramente explicado desde o início. 
Aprendemos nossa lição e faremos melhor da próxima vez.

Jen-Hsun, presidente mundial da Nvidia, em pronunciamento por e-mail

Fonte: http://blogs.nvidia.com/blog/2015/02/24/gtx-970/

nenhum comentário