Resposta da Nvidia sobre o “bug” de alocação de memória na GTX 970

Lucas Peperaio
24/01/2015
Notícias

Nos últimos dias temos presenciado muitas discussões sobre um possível bug de alocação de memória na GTX 970, onde nos últimos 500/700MB de VRAM livres, estariam ocorrendo sérias quedas de performance na largura de banda, de 150 GB/s para 19,88 GB/s .

GTX 970 bug de memória

Muitos já falavam em um possível recall da placa, talvez updates de firmware ou drivers; porém a Nvidia já havia tomado conhecimento sobre o assunto, e finalmente veio a público dar uma explicação. Segue o texto traduzido (livremente):

A GeForce GTX 970 é equipada com 4 GB de memória gráfica dedicada. No entanto, a 970 tem uma configuração diferente de SMs do que a 980, e menos recursos para o sistema de memória. Para gerenciar o tráfego de memória de forma otimizada nesta configuração, nós segmentamos a memória gráfica em uma seção de 3,5 GB e uma seção de 0.5GB. A GPU tem acesso prioritário à seção 3.5GB. Quando um jogo precisa de menos de 3,5 GB de memória de vídeo, então ele só irá acessar a primeira partição, e aplicativos de terceiros que medem o uso de memória irá relatar 3.5GB de memória em uso na GTX 970, mas pode relatar mais para GTX 980 se houver mais memória utilizada por outros comandos. Quando um jogo exige mais do que 3,5 GB de memória, em seguida, são utilizados os dois segmentos.

Entendemos que houve algumas questões sobre como a GTX 970 irá realizar quando ela acessa o segmento de memória 0.5GB. A melhor maneira de testar isso é olhar para o desempenho do jogo. Compare uma GTX 980 para um 970 em um jogo que usa menos de 3,5 GB. Em seguida, vire-se as configurações de modo que o jogo precisa de mais de 3.5GB e compare o desempenho da 980 e 970 novamente.

Aqui está um exemplo de alguns dados de desempenho:

GTX 980 GTX 970
Shadow of Mordor
Menos que 3.5GB = 2688×1512 Very High 72 FPS 60 FPS
Mais que 3.5GB= 3456×1944 55 FPS (-24%) 45 FPS (-25%)
Battlefield 4
Menos que 3.5GB = 3840×2160 2xMSAA 36 FPS 30 FPS
Mais que 3.5GB = 3840×2160 135% res 19 FPS (-47%) 15 FPS (-50%)
Call of Duty: Advanced Warfare
Menos que 3.5GB = 3840×2160 FSMAA T2x, Supersampling off 82 FPS 71 FPS
Mais que 3.5GB = 3840×2160 FSMAA T2x, Supersampling on 48 FPS (-41%) 40 FPS (-44%)

 

No jogo Shadow of Mordor, a GTX 980 cai cerca de 24% e a GTX 970, 25%, uma diferença de 1%. Em Battlefield 4, a queda é de 47% na GTX 980 e 50% na GTX 970, uma diferença de 3%. Em CoD: AW, a queda é de 41% na GTX 980 e 44% na GTX 970, uma diferença de 3%. Como você pode ver, há muito pouca mudança no desempenho da GTX 970 em relação à GTX 980 quando se está usando o segmento de 0.5GB.

Resumindo. Devido as configurações diferentes de SM entre a 980 e a 970 (lembrem-se, é o mesmo chip com recursos a menos na 970), a Nvidia determinou que seria necessário separar a memória da GTX 970 em dois segmentos, um de 3.5 GB e outro de 0.5 GB. Quando a GPU precisa acessar o segmento de 0.5 GB (poucos casos), existe uma queda de performance, porém bem pequena (1-3%). No meu canal do youtube eu já testei a 970, SLI delas e a 980, e em todos os testes eu não notei nada de anormal, inclusive em alguns casos o uso de memória de vídeo passava os 3.5 GB.

Abraços.
Fonte: PCPeper

[Atualizado 27/01]
O engenheiro de GPUs sênior da Nvidia, Jonah Alben, apresentou um estudo detalhado sobre este assunto no site PCPeper.com

1 comentário
  • Isaque - 5 de julho de 2015

    Bem complexo o post kra, gostei!
    Pf, quando faço overclock de 70mhz e 300mhz ou mais na minha 960 4GB acontece bugs gráficos nos meus jogos e raramente ou deves em quando á uma “travadinha”…(Estou a usar extensões que passam energia para o monitor e pc juntos, acho q seja isso).
    PF ME AJUDA! VLW!