Resumão de notícias de hardware #2 – Asymmetric MultiGPU, R9 Fury X2, AMD Zen, Radeon Software, Nvidia 358.66, Batman A.K.

Lucas Peperaio
05/11/2015
Notícias

Este é o segundo resumão de notícias de hardware do canal Peperaio Hardware. De forma simples e rápida, serão abordados vários assuntos que viraram notícia na semana passada, as referências estarão no final do artigo.

Caso queira ver este resumão em vídeo, segue o link:

 

DirectX 12: Asymmetric MultiGPU

Um dos grandes chamativos do DirectX 12 era o Asymmetric MultiGPU, que permite combinar GPUs de marcas diferentes, uma Nvidia e uma AMD. Até então, não sabíamos se isso funcionaria e como funcionaria, mas o Anandtech publicou recentemente testes no jogo Ashes of the Singularity, que é desenvolvido em DirectX 12, e não é que funciona? No teste foram utilizadas uma R9 Fury X e uma GTX 980 Ti, que trouxe ganhos de desempenho de aproximadamente 50%. No teste também foram utilizadas outras duas combinações, Fury e Fury X, Titan X e 980 Ti.

Asymmetric MultiGPU Ashes of The Singularity

O Anandtech ainda mostrou que ao utilizar a R9 Fury X como placa primária e a GTX 980 Ti como secundária foi mais rápido que uma configuração onde a GTX 980 Ti era a placa primária e a Fury X a secundária. Isso mostra que a placa que você coloca como principal afeta o desempenho.

 

Especificações vazadas da “R9 Fury X2”

Em junho a AMD apresentou ao mundo suas novas GPUs, e a grande novidade era a Fiji, que equipava a R9 Fury e Fury X, mas durante o evento, uma Dual GPU já havia sido mostrada, sem muitos detalhes, e finalmente temos informações e uma possível data de lançamento.

R9 Fury X2

O pessoal do WCCFTECH afirmou ter conseguido informações sobre a Dual GPU Fiji, codinome Gemini, que deve equipar a dual GPU R9 Fury X2. Basicamente serão duas GPUs Fiji XT com 4GB HBM cada, totalizando 8GB HBM; 8192 Stream Processors; barramento de 8192 bits (4096 por GPU); e a incrível largura de banda de 1 TB/s.

Em termos de performance, documentos internos apontam para um aumento de até 80% na resolução 4K ou em 1440p. Estima-se que o lançamento seja realizado entre novembro e dezembro desse ano, e o preço ainda não foi confirmado.

 

AMD Zen – Sem gargalos significativos

Existem muitos rumores sobre o AMD Zen, a próxima geração de processadores da AMD. Os mais recentes apontam que a AMD já teria terminado os testes com seus novos CPUs Zen, e informaram que o projeto “conheceu todas as expectativas” sem “gargalos significativos”, o que significa que o AMD Zen deve ser mais competitivo com os CPUs da Intel.

 

Radeon Software

A AMD acaba de aposentar o Catalyst Control Center e anuncia o Radeon Software Crimson, sendo essa a primeira produção do Radeon Technologies Group, uma divisão recente da empresa que é focada no desenvolvimento de tudo que é relacionado a gráficos. Em um comunicado oficial, a AMD comentou, entre outras coisas, que o jogador precisa controlar e ter uma interface amigável, com bibliotecas, ferramentas e aplicativos, num pacote que chamamos de drivers.

AMD Radeon Software Crimson Edition

A ideia por trás do Radeon Software Crimson é reunir todas essas funcionalidades em uma nova interface, mais limpa e intuitiva, trazendo, entre outros recursos, o gerenciamento dos jogos, ajustes de qualidade de vídeo, integração de mídias sociais e etc.

O Radeon Software deve ser disponibilizado até o final do ano.

 

Driver Nvidia 358.66 inclui suporte a GPUs Pascal e Volta, além do suporte preliminar a API Vulkan.

Sabemos que a NVIDIA está prestes a lançar sua nova arquitetura de GPUs em 2016, codinome Pascal, que segundo as informações, trará um grande salto de desempenho em relação a atual geração Maxwell, agora utilizando a tecnologia HBM2. E algumas informações foram encontradas no novo driver 358.66, apontando o suporte para não apenas as GPUs Pascal, mas sim, as GPUs Volta, que estão estimadas para chegar ao mercado em 2018.

Driver 358.66 GPUs Pascal, Volta e Vulkan

Inclusive este driver introduz um suporte preliminar a API Vulkan.
Tudo isto nos leva a crer, que as novas GPUs Pascal estão cada vez mais próximas de serem lançadas, e vamos continuar de olho nos rumores.

 

Batman Arkham Knight – Volta ou não volta?

A novela Batman tem mais um capítulo. No dia 28 de outubro, um novo patch de 2.3 GB foi liberado para download na Steam, trazendo correções para os problemas do Batman, fazendo com que ele pudesse voltar as vendas na Steam. Porém, ainda existem problemas, e a desenvolvedora anunciou que vai dar o reembolso completo do jogo para as pessoas que quiserem, e principalmente, 4 jogos anteriores da franquia sem custo adicional para quem comprar ou já comprou o Arkham Knight até 16 de novembro, entre outros mimos.

A novela Batman ainda está longe de acabar.

Links: Anandtech, Wccftech, Wccftech², Wccftech ³,  Techpowerup.

nenhum comentário