Review: SSD HyperX Predator PCIe M.2 480 GB – SSDs PCI Express, uma tendência para a busca de alta performance

Lucas Peperaio
22/08/2015
Review

SSD é um dispositivo essencial para os usuários que querem melhorar significativamente o desempenho dos seus computadores em comparação com um HD tradicional, desde o carregamento do sistema operacional, até a abertura de programas, loading dos jogos, cópia e escrita de arquivos e etc. E hoje em dia, ele está cada vez mais acessível ao usuário comum, que encontra no mercado estes produtos com diversos preços, capacidades de armazenamentos e etc.

O formato mais comum é o de 2,5 polegadas padrão SATA 3, que pode ser usado em notebooks ou desktops. Ele fornece uma ótima performance para a maioria dos usuários, chegando a leitura e escrita de aproximadamente 500 MB/s.

Mas a tecnologia parou por ai? Não mesmo.

A interface SATA 3 está se tornando uma limitação para os SSDs, e a indústria precisava fazer algo para fornecer mais performance. Ao invés de criar uma nova interface, porque não aproveitar algo que já existe em praticamente qualquer placa-mãe, e que fornece um “barramento gigante” perto do SATA 3? Sim, estamos falando do PCI-Express! Só para vocês terem uma ideia, uma única linha PCIe 3.0 é capaz de trafegar inacreditáveis 1 GB/s, bem mais que a interface SATA 3.

Para atender este novo padrão de SSDs e ao mesmo tempo oferecer um produto diferenciado para os seus usuários que precisam de MAIS performance, a HyperX – divisão de alta performance da Kingston – trouxe ao mercado o HyperX Predator M.2 PCIe, um SSD que pode ser conectado em um slot M.2 compatível, ou em um slot PCI Express encontrado em praticamente qualquer placa-mãe.

SSD HyperX Predator PCIe 480 GB

As vantagens são muitas, a começar pela mais simples, dispensa a necessidade de conectar cabos de energia e SATA, tudo fica mais clean. E a principal sem dúvida é a performance. Esse modelo chega a impressionantes 1400 MB/s de leitura e 1000 MB/s de escrita, muito além da limitação dos SSDs SATA 3.

SSD HyoerX Predator PCIe 480 GB - Instalado no PCI Express

O SSD HyperX Predator vem em duas capacidades de armazenamento, 240 e 480 GB. O modelo de 240 GB é um pouco mais lento, este que nós estamos analisando é o de 480 GB. Nós encontramos no mercado estes produtos em duas versões distintas, uma com um adaptador para usar em um Slot PCIe, que encaixa em gabinetes com perfil padrão e perfil baixo; e a outra versão sem o adaptador, apenas a unidade sendo vendida, um pouco mais barata por sinal. O preço médio deste modelo de 480 GB com o adaptador é de R$ 2500,00 aqui no Brasil.

Vamos dar uma olhada mais de perto nele.

Página 1 de 512345
1 comentário
  • Gustavo - 5 de outubro de 2016

    Hi I need to do a question about one hardware stuff , i from chile , please contact me , tambien hablo español si resulta mas facil Obrigado!