Review SSD NVMe M.2 WD Black SN750 1TB e SN750 500GB

Ronni Sousa
21/12/2019
Review

Fala pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um artigo de análise. Hoje vamos conhecer dois novos SSDs de alto desempenho recém-lançados pela marca Western Digital, o SN750 que vem tanto na versão com dissipador quanto na versão sem dissipador. Neste artigo nós veremos os principais diferenciais destes modelos e vamos conferir os testes de performance e temperatura, além do público-alvo de cada um.


Já faz um tempo que a Western Digital vem trazendo SSDs ao mercado, lá no canal nós já vimos a linha Green e Blue em detalhes (acompanhe também o teste do WD Blue vs Black vs Red Pro no canal), mas dessa vez o foco vai ser na nova linha Black através destes dois modelos aqui.

SSD WD SN750 - caixa (frente)

SSD WD SN750 - caixa (ângulo)

SSD WD SN750 - caixa (zoom)

E talvez vocês perguntem porque a WD vende uma versão com e outra sem dissipador, já que teoricamente é sempre bem-vindo ter um dissipador, afinal os SSDs esquentam, especialmente estes NVMe de alto desempenho. Ocorre que em notebooks, nem sempre há o espaço necessário para encaixar um SSD M.2 com o dissipador, ainda mais esse robusto dissipador que vem aqui, que é muito bonito por sinal, feito em parceria com a EK. E já no computador, há esse espaço com mais liberdade.

Então basicamente os SSDs tem as mesmas características, a mesma performance, mas com públicos diferentes, e isso é algo muito positivo pois a marca está oferecendo opções. É interessante até mencionar que a versão sem dissipador tende a custar menos.

SSD WD SN750 - Dissipador (altura)

SSD WD SN750 - Altura

SSD WD SN750 - Ângulo (mesa)

Falando em detalhes sobre os modelos. A versão sem o dissipador está disponível em 250GB, 500GB, 1TB e 2TB, enquanto que a versão com dissipador começa a partir de 500GB. Conforme eu disse, não há diferenças técnicas entre as versões com e sem dissipador, mas obviamente entre diferentes capacidades de armazenamento, há diferenças na performance.

SSD WD SN750 - Sem Dissipador (bancada)

A versão de 500GB trabalha em até 3470 MB/s de leitura sequencial e 2600 MB/s de escrita sequencial, com durabilidade estimada TBW de 300TB e MTTF de 1.75 Milhões de horas. Sua altura é de 2.38mm, sendo compatível com dispositivos finos. Esta capacidade é suficiente para uso no sistema operacional e pode comportar alguns jogos mais avançados que requerem mais desempenho e mais espaço, mesmo aqueles gigantes de quase 100GB que temos visto por ai. Ou é claro, por profissionais que precisam de um dispositivo rápido e portátil o suficiente para encaixar em notebooks com conexão M.2.

SSD WD SN750 - Dissipador (bancada)

Já a versão de 1TB trabalha até 3470 MB/s de leitura sequencial e 3000 MB/s de escrita sequencial, um pouco superior a versão de 500GB. A durabilidade estimada TBW também é maior, 600 TBW. Por ser a versão com dissipador, sua altura é um pouco maior, 8.10mm, cerca de 3,4x o tamanho da versão sem dissipador. O que para um PC não costuma ser um problema, na realidade, uma solução. Afinal, as temperaturas ficam menores.

SSD WD SN750 - 500GB (flir - Iddle)

SSD WD SN750 - 500GB (flir - Load)

SSD WD SN750 - 1TB (flir - Iddle)

SSD WD SN750 - 1TB (flir - Load)

Conforme podemos nestas imagens térmicas, usando em uma placa-mãe de computador e nas mesmas condições, a versão sem dissipador apresenta, durante uma alta carga de leitura e gravação, uma temperatura que varia dos 66 à 79 graus, que ainda é uma temperatura moderada. Na versão com dissipador, a temperatura é de 11 à 18 graus a menos, duplamente confirmado via software CrystalDiskInfo, provando a boa eficiência do dissipador.

Vale até ressaltar que várias placas-mãe intermediárias para cima oferecem dissipador nos slots M.2, sendo uma alternativa para quem adquirir a versão sem dissipador e quer usar no computador, mantendo temperaturas próximas à versão com o dissipador integrado.

SSD WD SN750 - cima

Ambos os SSDs usam NANDs 3D TLC de 64 layers, controlador próprio da Western Digital e DRAM DDR4 para manter o nível de performance mais consistente. A regra é, para cada 250GB, 256MB de RAM. Logo, 512MB de RAM na versão 500GB e 1GB de RAM na versão de 1TB. Toda a linha segue o mesmo formato 2280, ou seja, 22 de largura por 80 de comprimento, sendo compatíveis com a maioria das placas-mãe modernas. A garantia também é a mesma, 5 anos.

Vamos para os testes de performance.

 

Testes

Nos testes de desempenho veremos o que eu comentei anteriormente, a performance entre os dois SSDs é muito parecida, tendo uma leve vantagem na versão de 1TB, que vai aumentando conforme aumenta a capacidade de armazenamento.

 

AS SSD

Nos testes em AS SSD, ambos os SSDs entregaram leituras e gravações sequenciais muito altas, mantendo sua consistência nos testes aleatórios com pequenos blocos 4K, e com a latência bem baixa.

SSD WD SN750 1 - AS SSD Sequencial

SSD WD SN750 2 - AS SSD Aleatório

SSD WD SN750 3 - AS SSD Latencial

 

ATOO DiskBenchmark

No teste em ATTO DiskBenchmark vemos a boa consistência dos SSDs, onde a performance vai aumentando progressivamente conforme o tamanho da transferência. No teste de leitura, houve empate técnico, tendo diferenças mais claras apenas na gravação, onde ambos os SSDs entregaram a velocidade rotulada.

SSD WD SN750 4 - ATTO Leitura

SSD WD SN750 5 - ATTO Escrita

 

Teste no Pacote Adobe e Microsoft Office

Nos gráficos abaixo, são mostrados situações em testes práticos do dia-a-dia onde vemos o que já era esperado, empate técnico em todos os cenários, pois no processamento de softwares como Adobe After Effects, Illustrator ou Photoshop, existem limites impostos por outras área do PC, como o processador e placa de vídeo, além do próprio software. Porém em relação a um HD comum, sim, sempre haverá uma boa diferença.

SSD WD SN750 6 - PCMark 8 - Adobe-Photoshop-Lighht

SSD WD SN750 7 - PCMark 8 - Adobe-Photoshop-Heavy

SSD WD SN750 8 - PCMark 8 - Adobe-Indesign

SSD WD SN750 9 - PCMark 8 - Adobe-After-Effects

SSD WD SN750 10 - PCMark 8 - Adobe-Ilustrator

SSD WD SN750 11 - PCMark 8 - Microsoft-Word

SSD WD SN750 12 - PCMark 8 - Microsoft-Excel

SSD WD SN750 13 - PCMark 8 - Microsoft-PowerPoint

 

Velocidade em carregamentos

O mesmo ocorre no em testes no carregamento do Windows desde o momento que inicia a logo até chegarmos na área de trabalho, diferença nula, se repetindo no carregamento do GTA 5 no modo campanha, afinal a performance rotulada é muito parecida.

SSD WD SN750 14 - Windows-10

SSD WD SN750 15 - GTA5

 

Teste de transferências de dados

Por fim, transferindo arquivos entre uma RAMDISK e os SSDs, ao passar uma ISO de 6.30GB, os NVMe terminaram em incríveis 3 segundos na média após algumas vezes, enquanto que na gravação aleatória de 16.945 arquivos, apenas 15 segundos, novamente empate técnico.

SSD WD SN750 16 - ISO

SSD WD SN750 17 - Transferência multipla

 

Conclusão

Não é de agora que eu tenho falado sobre os benefícios dos SSDs, e com estes novos preços que tem aparecido além de mais concorrência no setor, temos visto o aumento da popularização. E cá entre nós, se o seu computador ou notebook ainda não tem um SSD, você deveria colocar um. O sistema inicia muito mais rápido, os softwares podem ser abertos em paralelo e muito mais rapidamente, a responsividade é impressionantemente, sendo assim, maior que um sistema que usa apenas um HD comum. Então, vale muito a pena.

Sobre a linha de SSDs WD, são excelentes produtos com alta performance e qualidade, trazendo melhorias no design e desempenho em relação aquela antiga versão. Esse robusto dissipador desta nova linha WD Black é realmente interessante, testado e aprovado aqui no site e no canal.