Solução temporária para o bug do GeForce Experience (“O GeForce Experience encontrou um erro e precisa fechar”)

Lucas Peperaio
10/02/2015
Tutoriais

Notei este erro hoje após atualizar o driver da minha GTX 970 (347.52, GeForce Experience 2.2.3.0), porém outros usuários também estão notando o erro na versão anterior 347.25.  

O erro “O GeForce Experiente encontrou um erro e precisa fechar” acontece quando navegamos até a aba “Drivers”. Ao reabrir o programa, por padrão continuamos na mesma aba, então, trava novamente. A solução que proponho aqui é apenas temporária, vamos colocar por padrão na primeira aba “Jogos”, assim evita-se o crash logo quando abre o programa:

  • Feche o GeForce Experience.
  • Navegue até o seguinte caminho : C:\Users\[SEU_USUARIO]\AppData\Local\NVIDIA\GFExperience.exe_Url_tgm3mttmt5itflhj0kykoi5xkjy53x4g\17.12.8.0 (ou a versão mais nova, lembrando também que a pasta AppData é oculta por padrão)
  • Abra o Arquivo “user.config” com o bloco de notas e procure por :

<setting name=”LastTabIdx” serializeAs=”String”>
<value>1</value>

  • Troque o <value>1 por 0.

Deverá ficar assim :

<setting name=”LastTabIdx” serializeAs=”String”>
<value>0</value>

  • Agora salve e feche o bloco de notas.

Após isso o Geforce Experience abrirá normalmente sem apresentar o crash.
Não navegue até a guia DRIVERS pois vai acontecer o crash novamente. Caso você clique sem querer na guia Drivers, refaça o processo.

[Editado 11/02]

Uma outra solução, dica do meu amigo Sthanley Harper, é alterar o idioma do programa para inglês. Remova o GeForce Experience, e instale-o novamente ou siga as dicas acima para conseguir abrir o programa na primeira aba. Em seguida vá na janela preferências e mude o Idioma para Inglês. Assim o problema da abra drivers que congelava o programa sumirá. A Nvidia prometeu um update para esse problema na tradução do programa.