Solução temporária para o bug do GeForce Experience (“O GeForce Experience encontrou um erro e precisa fechar”)

Lucas Peperaio
10/02/2015
Tutoriais

Notei este erro hoje após atualizar o driver da minha GTX 970 (347.52, GeForce Experience 2.2.3.0), porém outros usuários também estão notando o erro na versão anterior 347.25.  

O erro “O GeForce Experiente encontrou um erro e precisa fechar” acontece quando navegamos até a aba “Drivers”. Ao reabrir o programa, por padrão continuamos na mesma aba, então, trava novamente. A solução que proponho aqui é apenas temporária, vamos colocar por padrão na primeira aba “Jogos”, assim evita-se o crash logo quando abre o programa:

  • Feche o GeForce Experience.
  • Navegue até o seguinte caminho : C:\Users\[SEU_USUARIO]\AppData\Local\NVIDIA\GFExperience.exe_Url_tgm3mttmt5itflhj0kykoi5xkjy53x4g\17.12.8.0 (ou a versão mais nova, lembrando também que a pasta AppData é oculta por padrão)
  • Abra o Arquivo “user.config” com o bloco de notas e procure por :

<setting name=”LastTabIdx” serializeAs=”String”>
<value>1</value>

  • Troque o <value>1 por 0.

Deverá ficar assim :

<setting name=”LastTabIdx” serializeAs=”String”>
<value>0</value>

  • Agora salve e feche o bloco de notas.

Após isso o Geforce Experience abrirá normalmente sem apresentar o crash.
Não navegue até a guia DRIVERS pois vai acontecer o crash novamente. Caso você clique sem querer na guia Drivers, refaça o processo.

[Editado 11/02]

Uma outra solução, dica do meu amigo Sthanley Harper, é alterar o idioma do programa para inglês. Remova o GeForce Experience, e instale-o novamente ou siga as dicas acima para conseguir abrir o programa na primeira aba. Em seguida vá na janela preferências e mude o Idioma para Inglês. Assim o problema da abra drivers que congelava o programa sumirá. A Nvidia prometeu um update para esse problema na tradução do programa.

2 comentários
  • leo - 11 de maio de 2015

    No meu ele da cash já no inicio, tipo se vc clica nele simplesmente para de funcionar “NVIDIA GEFORCE EXPERIENCE NÃO ESTA RESPONDENDO” antes funcionava mas agora ‘–

  • Diogo - 22 de agosto de 2015

    De repente tive esse problema, tive ate que desinstalar, porque ficava umas mensagens que meu login tava off, mas com essa nova versão do geforce experience esta normal.