Temperatura, consumo e ruído GeForce GTX 960 referência – Stock e Overclock + Benchmarks

Lucas Peperaio
22/04/2015
Testes

Olá, seja bem-vindo ao site Peperaio Hardware. Sou o Lucas Peperaio, e no artigo de hoje faremos um teste completo de temperatura, consumo e ruído da placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 960 modelo referência, com a placa em stock e em overclock. Ao final do vídeo, um teste de ruído com a placa em iddle e load, e os resultados de benchmark no 3DMark Firestrike e 3DMark 11 performance.

Assista primeiramente ao vídeo completo no youtube:

Agora vamos ao artigo escrito:

Teste de temperatura e consumo – Firestrike

Estamos rodando o 3DMark Firestrike, um dos benchmarks mais pesados e utilizados da atualidade. Na tela temos as tradicionais informações do RivaTunner e Hwinfo64, FPS, clock da GPU, clock da memória, porcentagem de uso da GPU, porcentagem de rotação da fan da placa e temperatura da GPU. Na última linha os dados do processador. Na parte de baixo da tela temos a quantidade de Watts que está sendo extraído da tomada, lembrando que o valor que está sendo de fato consumido é menor, e você encontra esse valor de acordo com a eficiência da fonte e a carga utilizada. Para quem quiser compreender mais sobre esse assunto, veja este artigo.

Teste temperatura, consumo, ruído GTX 960 stock e overclock

Lado a lado temos os dois testes, stock e overclock.

No teste em stock não alteramos nada na placa, ela está em suas condições originais de fábrica. Notem que a fan fica em apenas 50%, para esse clock está razoável, mas sabemos que ao atingir o limite pré-estabelecido de 80º, ocorre o throttling, onde é reduzido o clock e tensão para manter a temperatura. Quando a placa estava fria, em stock ela atingia automaticamente 1278 Mhz, e conforme a temperatura aumentou, este valor foi diminuindo. Por isso é muito importante manter a placa fria, neste caso, a performance anda lado a lado com a temperatura.

Quem acompanhou o último artigo onde fizemos um teste em jogos da GTX 960 em stock e overclock, percebeu que em overclock ela ficava muito quente, chegando a bater 87º. E conforme mencionamos no artigo, para overclock nesses modelos referência, é recomendado ajustar a curva de fan, pois a Nvidia com o objetivo de manter a placa silenciosa, envia a placa com uma curva de fan muito conservadora.

Teste em jogos com a GTX 960 referencia pt-br - Far Cry 4 overclock - Peperaio Hardware

No teste em overclock, foi setado um clock próximo dos 1500 Mhz, e para manter a temperatura baixa, fizemos um ajuste na curva de fan. Lá no MSI Afterburner, ativamos o perfil padrão, que sincroniza a temperatura com a porcentagem de rotação da fan. Observem, que diferente do teste em jogos (agora com a fan ajustada) a placa fica estabelecida nos seus 80º, assim como no teste em stock.

Teste temperatura, consumo, ruido GTX 960 stock e overclock - Temperatura estabelecida em overclock, curva de fan ajustada

Sobre o consumo, temos aproximadamente 215W sendo extraídos da tomada no teste em stock, e 250w no teste em overclock, ou seja, 35W de diferença. Vale ressaltar que este valor é referente ao PC inteiro + o monitor, que em nosso caso consome 30W. Vamos agora para o teste de ruído da placa.

 

Teste de ruído

No teste de ruído, posicionamos o microfone a uma distância de aproximadamente 25CM de distância da placa, para simular um ambiente onde um usuário fica a esta distância do computador. Temos como resultado 37 DBa com a placa em iddle (descanso) e 40 DBa com a placa em load (carga), valores normais.

Teste temperatura, consumo, ruido GTX 960 stock e overclock - Iddle 37 DBa Teste temperatura, consumo, ruido GTX 960 stock e overclock - Load 40 DBa

 

Teste em Benchmarks

Para completar a série de artigos da GTX 960, faremos 4 testes em benchmarks, sendo dois em stock, e dois em overclock. Vejamos:

Teste GTX 960 benchmark 3Dmark Firestrike e 3Dmark 11 performance

Antes de mais nada, todos os testes foram rodados na mesma máquina, e com o processador no mesmo clock (4.5 Ghz). Para comparar, usamos a pontuação gráfica (Graphics Score). Vamos as comparações:

  • 3DMark Firestrike Performance – Stock: 6606 pts pontuação final, 7453 pts pontuação gráfica. Link.
  • 3DMark Firestrike Performance – Overclock: 7522 pts pontuação final, 8630 pts pontuação gráfica, 13,63% a mais que o teste em stock. Link.
  • 3DMark 11 Performance – Stock: 9924 pts pontuação final, 9830 pts pontuação gráfica. Link.
  • 3DMark 11 Performance – Overclock: 11100 pts pontuação final, 11275 pts pontuação gráfica, 12,81% a mais que o teste em stock. Link.

3DMark Firestrike - GTX 960 overclock 3DMark 11 - GTX 960 overclock

Encerramos esta série de artigos sobre a GTX 960 aqui. Inscreva-se no canal para não perder as novidades, nos próximos dias teremos testes completos com a GTX Titan X. Curta as fanpages do canal, PeperaioHardwareBR e LucasPeperaioBlog no facebook. E claro, a fanpage da empresa que está apoiando o canal, a SaltComp Informática. Grande abraço galera, até mais!

nenhum comentário