Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock: GTA V, Dying Light, Shadow of Mordor, Far Cry 4, Crysis 3, BF4 e Tomb Raider

Lucas Peperaio
02/05/2015
Testes

Olá, seja bem-vindo ao site Peperaio Hardware, sou o Lucas Peperaio e no artigo com vídeo de hoje faremos um teste completo em 7 jogos com placa de vídeo Nvidia Geforce GTX TITAN X em stock e em overclock.

Assista primeiramente ao vídeo completo no youtube:

Agora vamos ao artigo escrito:

Observações iniciais

  • Não fizemos nenhuma alteração na curva de fan, vocês verão o desempenho da placa exatamente como ela vem de fábrica;
  • Todos os testes foram gravados com o ShadowPlay da Nvidia em 4K e 60 FPS, as imagens originais podem ser conferidas abaixo, e os vídeos logo acima;
  • O FPS mínimo, médio e máximo de cada teste foi obtido com o FRAPS.

 

Far Cry 4

Vamos começar nossa sequência de testes no Far Cry 4, lançado ano passado, e desde então tornou-se uma referência para comparações, devido a sua popularidade e gráficos bonitos. Todos os testes que vem a seguir foram rodados no dia 21 de abril, portanto, os jogos estavam atualizados até esta data.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Far Cry 4

Antes de mais nada, vamos destacar as informações que aparecem no topo da tela, elas são fornecidas pelos programas Riva Tunner Statistics Server e HwInfo64. Vemos ali os frames por segundo na primeira linha, na segunda linha temos os dados da Titan X, clock, temperatura da GPU, porcentagem de uso da placa e uso de memória de vídeo. Na terceira linha, os dados do processador, um I7 3770k a 4.5 Ghz. Todos os sensores que vocês estão vendo são atualizados a cada 1 segundo.

Outro detalhe muito importante, diferente do último teste na 960, onde procuramos ajustar as configurações para obter 60 FPS; neste vídeo com a TITAN X será diferente. Vamos procurar rodar sempre com as configurações mais altas possíveis, aliviando sempre que possível no Anti Aliasing, o motivo será explicado mais adiante. Fazemos isso pois a TITAN X vem com essa promessa, de rodar os jogos recentes em 4k e com as configurações bem altas, então vamos ver se isso realmente é verdade, no final do vídeo vamos tirar as conclusões.

Bom, logo de cara percebemos que o uso de memória de vídeo está muito maior que nos outros testes do canal, isso é perfeitamente aceitável, devido ao fato do jogo estar sendo rodado em uma alta resolução, nesse caso 4K, e com o Preset de qualidade no Ultra, ou seja, as texturas, filtros estão ativados no máximo, com a exceção do Anti Aliasing, que no Preset Ultra é configurado no SMAA.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Far Cry 4 3840x2160 4k Ultra

E falando em Anti Aliasing, procuramos sempre deixar ele no mínimo possível, em alguns testes vocês verão ele simplesmente desativado, e o motivo é bem simples. Estamos usando o DSR, Dynamic Super Resolution, e conforme explicamos neste artigo, o DSR permite que a GPU renderize o jogo em uma resolução maior que a nativa, e realize o downsampling automático. Esse processo de dimensionar para uma resolução menor, reduz por si só o serrilhado.

E mesmo se não estivéssemos usando o DSR, e sim um monitor 4k nativo; da mesma forma teríamos muito mais pixels na tela com essa resolução. Portanto, os serrilhados já ficam suaves, mas nada impede do usuário ativar esses filtros e ter uma melhoria adicional. Nesse caso do Far Cry 4 e em alguns outros jogos, rodamos com o Preset no máximo possível, e o Anti Aliasing ficou da forma que é setado, sem alterações, mas você pode reduzir ou desligar o Anti Aliasing ao rodar em uma resolução alta como essa, para ganhar alguns frames por segundo a mais.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Far Cry 4 desempenho

Jogar nessa resolução é algo simplesmente incrível, se vocês observarem outros testes do Far Cry 4 em FULL HD, é possível notar a diferença da imagem, por exemplo os detalhes na mão e na arma do personagem. E a TITAN X mostra que é possível manter SIM uma jogabilidade razoável nessa resolução e no Ultra. Ficamos na maior parte do tempo entre 30 e 40 FPS, sem quedas bruscas abaixo disso. O FPS mínimo ficou em 31, o máximo em 43 e na 35 FPS na média.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Far Cry 4 3840x2160 4k Ultra - OverclockTeste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Far Cry 4 3840x2160 4k Ultra - Stock

Para finalizar, um teste rápido de overclock na placa durante o jogo. Observamos um aumento significativo de aproximadamente 10 FPS, que mantém o jogo acima dos 40 FPS o tempo todo, mesmo com explosões e essa imensa riqueza de detalhes que vemos na tela. Vamos então para o próximo teste.

 

Crysis 3

Saindo de um jogo muito pesado para outro mais pesado ainda, Crysis 3, que é padrão não só nos testes aqui do canal, mas em testes do mundo inteiro. E com certeza vai continuar sendo um jogo pesado por muitas gerações.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Crysis 3

Observem que, rodando em 4K e com os gráficos no Very High, temos o FPS mínimo em 20, o médio em 22 e o máximo em 28, valores muito baixos. Então, a TITAN X não é capaz de rodar esse jogo com essa qualidade máxima mantendo no mínimo 30 FPS, pelo menos não nesse momento do jogo e nesse mapa. Reduzindo um pouco as texturas ou fazendo overclock na placa, os FPS já melhoram um pouco.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Crysis 3 3840x2160 4k Very High

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Crysis 3 3840x2160 4k Very High - Stock Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Crysis 3 3840x2160 4k Very High - Overclock

Vamos fazer também um teste rápido de overclock, para então testarmos a placa na “prova de fogo”, a segunda missão do jogo, onde temos muitas explosões e um cenário mais aberto. No teste em overclock temos um aumento razoável, os FPS sobem acima de 30 e mantem-se estável, portanto, só em overclock a TITAN X consegue manter pelo menos 30 FPS nessa qualidade que estamos rodando, Very High e 4K.

Segunda missão.

Na segunda missão do jogo, temos o desempenho ligeiramente melhor, com os FPS beirando os 30 com a placa em stock. Um fato bem curioso, o Crysis 3 é um dos jogos que menos usa memória de vídeo entre os que rodamos por aqui, são apenas 2900 MB em 4k e Very High. Perto de jogos como Shadow of Mordor que usam mais de 6 GB de memória, o Crysis 3 tá muito bem, mostrando que é possível ter esses gráficos incríveis usando pouca memória.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Crysis 3 3840x2160 4k Very High - Segunda missãoTeste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Crysis 3 3840x2160 4k Very High - Segunda missão overclock

Em stock na segunda missão temos 23 FPS mínimos, 33 no máximo e 26 na média, e em overclock, entre 35 e 38 FPS aproximadamente, um aumento bem interessante, que ajuda o game a se manter acima dos 30 FPS, de forma a manter jogabilidade minimamente estável.

 

Tomb Raider

Agora vamos rodar o benchmark fixo do jogo Tomb Raider, padrão em nossos testes. O benchmark será rodado com o Preset Ultimate, 3840×2160, 60 Hz, Vsync off e em tela cheia. Conforme explicamos em artigos anteriores, em jogos com benchmark fixo o teste será rodado em stock e overclock simultaneamente, lado a lado. E o objetivo aqui é buscar o máximo de FPS possíveis, pelo menos 30, e com as configurações no máximo ou com quase tudo no máximo.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Tomb Raider

E como vocês podem ver, no Ultimate e em 4K, a TITAN X consegue manter o mínimo de 30 FPS, ficando na maior parte do tempo acima dos 40 em stock. Já em overclock, um ganho significativo de aproximadamente 10 FPS, o que já aproxima dos tão sonhados 60 FPS em 4K; que para uma única GPU e com tudo no máximo, hoje, ainda não é realidade, pelo menos não nesses jogos. Em ambos os testes, temos o uso de GPU estável em 99%, uso de memória razoável de aproximadamente 2700 MB, e as temperaturas já em seus limites.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Tomb Raider 3840x2160 4k Ultimate Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Tomb Raider 3840x2160 4k Ultimate Stock vs Overclock

Vale ressaltar que o benchmark fixo não é exatamente igual ao jogo, dependendo da cena e da quantidade de detalhes no momento, o desempenho pode ser maior ou menor que vocês estão vendo aqui. A mesma coisa vale para o próximo benchmark no jogo Shadow of Mordor. Temos então no teste em stock, 32 FPS mínimos, 50 no máximo e 41 na média. Já no teste em overclock, um aumento de aproximadamente 26%, são 42 FPS mínimos, 62 no máximo e 52 na média. Vamos para o próximo jogo.

 

Shadow of Mordor

Mais um benchmark fixo, dessa vez do jogo Shadow of Mordor, conhecido por usar muita memória de vídeo, especialmente em altas resoluções. No nosso caso aqui isso com certeza não é um problema, não chega a usar nem a metade da quantidade de memória da placa, 12 GB. Novamente, vamos ver se a TITAN X consegue segurar o jogo acima dos 30, e procurando chegar até os 60 FPS. Para isso, escolhemos o Preset Ultra, que seta praticamente tudo no máximo, com a exceção da oclusão de ambiente, que fica no alto por padrão.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Shadow of Mordor

Há alguns anos atrás quando a primeira Titan foi lançada, muitas pessoas diziam que 6 GB de memória era muito, e realmente era para as condições daquela época. Hoje, existem jogos como o Shadow of Mordor que utilizam 6 GB ou mais. Da mesma forma, a TITAN X com seus exorbitantes 12 GB pode parecer muita memória, e de fato é, mas quem vai rodar em resoluções ainda maiores, como 8K, 12k, percebe que 12 GB não é um exagero.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Shadow of Mordor 3840x2160 Ultra Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Shadow of Mordor 3840x2160 Ultra Stock vs Overclock

Como vocês podem ver, surpreendentemente a TITAN X consegue segurar muito bem o desempenho em 4K e no Ultra, no teste em stock temos os FPS acima de 30 o tempo todo, sendo que na maior parte do tempo permanece em 40. E no teste em overclock, a placa consegue se aproximar e até mesmo passar em alguns momentos dos 60 FPS, ficando na média dos 50. Temos então no teste em stock 33 FPS mínimos, 820 no máximo, que podemos desconsiderar, e 43 FPS na média. Já no teste em overclock, um aumento de 23% se considerarmos a média, são 27 FPS mínimos, 989 na máxima e 53 na média. Ótimo resultado, vamos para o próximo teste.

 

Dying Light

Agora vamos fazer um teste rápido no jogo Dying Light, lançado esse ano, também é outro game popular e muito usado para comparativos. Rodamos este game com tudo no máximo sem exceções, as texturas, sombras estão tudo no máximo possível.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Dying Light

Os gráficos nessa resolução e nessas configurações são simplesmente incríveis, pelo vídeo e pelas imagens dá para ter uma noção, mas só quem joga nessa qualidade consegue compreender.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Dying Light 2840x2160 4K Max Very High

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Dying Light 2840x2160 4K Max Very High Stock Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Dying Light 2840x2160 4K Max Very Overclock

Sobre a performance, a TITAN X consegue manter o jogo em 30 FPS o tempo todo, sem quedas abaixo disso, mesmo quando temos muitos zumbis no cenário. A mínima ficou em 30, média em 35 e a máxima em 40 no teste em stock. Já no teste em overclock, mais uma vez um belo aumento, são 28% a mais de performance se considerarmos as médias, ou traduzindo em números, 10 FPS a mais, deixando o jogo em 45 FPS a maior parte do tempo.

 

Battlefield 4

Vamos ao penúltimo teste, no jogo Battefield 4 Multiplayer. O mapa escolhido é o mesmo dos outros testes, ferrovia golmud, com aproximadamente 50 jogadores simultâneos e estamos mais ou menos no mesmo lugar do mapa onde realizamos os outros testes.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Battlefield 4

Estamos rodando com o Preset Ultra, 4K e o com campo de visão em 70%. E a TITAN X mais uma vez mostra que é capaz de entregar uma boa jogabilidade nessas condições extremas e num mapa gigante como esse, temos 40 FPS mínimos, 56 FPS máximos e 42 na média.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Battlefield 4 3840x2160 4k UltraTeste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Battlefield 4 3840x2160 4k Ultra Overclock

No teste rápido de overclock, observamos um aumento significativo de aproximadamente 21% nos FPS, que mantém o jogo acima dos 50 a maior parte do tempo, e muito próximo do ponto ideal, 60 FPS em 4K. São 44 FPS mínimos, 57 FPS no máximo e 51 na média. Portanto, o “BF4” é mais um jogo que rodou com um ótimo desempenho em 4K e com as configurações bem elevadas na TITAN X. Vamos para o último teste.

 

Grand Theft Auto V

Para fechar essa sequência de testes da TITAN X em jogos, deixamos o melhor para o final, GTA V, o jogo do momento. Optamos novamente por não rodar o benchmark dele e sim, por fazer um passeio na cidade, causar alguns acidentes, se possível algumas explosões e um pouco de ação. Novamente frisamos que, nos dois testes que realizamos no GTA V até agora, esse da TITAN X e o da 960, não tivemos problemas de quedas bruscas dos FPS, baixa performance ou coisas similares. O jogo está com uma boa otimização, pelo menos valeu a pena esperar tanto tempo por ele.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V

Seguindo o padrão dos testes anteriores, rodamos com todas as configurações no máximo, com a exceção do Anti Aliasing; FXAA, MSAA e reflexos MSAA que ficaram desativados. Temos uma boa performance com a TITAN X em 4K e nessas configurações, os FPS mínimos foram 29, o máximo ficou em 42 e a média em 37 FPS. O uso de memória de vídeo fica na casa dos 5000 MB e o uso de GPU bem estável em 99% praticamente o tempo todo, sem quedas bruscas.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V 3840x2160 4k Very High Max AA off Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V 3840x2160 4k Very High Max AA off Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V 3840x2160 4k Very High Max AA off Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V 3840x2160 4k Very High Max AA off

Vamos encerrar essa longa sequência de testes na TITAN X mostrando o desempenho da placa em overclock no GTA V. Observem que temos praticamente o mesmo aumento dos outros testes, de aproximadamente 24% nos FPS. Isso faz com que o jogo permaneça acima dos 40 FPS na maior parte do tempo, mesmo nesse momento do jogo com muitos carros e um cenário bem aberto.

Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V 3840x2160 4k Very High Max AA off - Stock Teste em jogos GTX TITAN X Stock vs Overclock - PT-BR - Peperaio Hardware - Grand Theft Auto V 3840x2160 4k Very High Max AA off - Overclock

 

Considerações finais

A TITAN X de fato é uma placa muito forte, e realmente é capaz de rodar os últimos jogos mais pesados em 4K e com as configurações no máximo, ou com quase tudo no máximo, mantendo pelo menos os 30 FPS. Em alguns jogos como Tomb Raider, Shadow of Mordor e BF4, mesmo em stock tivemos uma boa quantidade de FPS na média, acima de 40; e em jogos mais pesados como Crysis 3, tivemos valores bem menores, abaixo dos 30, e só com a placa em overclock conseguimos manter os 30 FPS sem problemas. Far Cry 4, GTA V e Dying Light rodaram acima dos 30 sem problemas, e em todos os testes, tivemos um aumento muito bom dos FPS ao fazer overclock na placa, de 20 a 28% aproximadamente, fazendo em alguns casos o FPS médio beirar os 60, que ainda não é uma realidade, pelo menos em 4K e nessas configurações bem altas.

Outros detalhes muito importantes, os testes foram feitos usando um I7 com overclock em 4.5 Ghz conforme foi mencionado. Portanto, processadores diferentes ou plataformas diferentes podem apresentar resultados ligeiramente maiores ou menores, especialmente em jogos que exigem bastante do processador. E um último detalhe, todos os testes foram gravados em 4K e 60 FPS com o ShadowPlay. Aqui no site já mostramos em testes que ao gravar com o ShadowPlay, existe uma perda de FPS de aproximadamente 5%. Então o desempenho da placa é ainda um pouco melhor sem estar gravando.

Espero que vocês tenham gostado deste artigo com vídeo, novamente ficou um pouco longo, mas acredito que ficou bem completo.

Um grande abraço galera, inscreva-se no canal e deixa sua opinião. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos. O próximo artigo será o teste de benchmark, temperatura, consumo e ruído com a placa em stock e overclock. Nos vemos em breve, até mais!

2 comentários
  • Ramon Santana - 2 de maio de 2015

    É, realmente a GTX Titan X tem muito pra mostrar ao longo do tempo e espero que seja a curto prazo. Tou bastante animado no que o dx12 poderá trazer e nos surpreender. Vlw pelo review Lucas, te desejo sucesso sempre, flw!

  • Cole Roddy - 5 de maio de 2015

    Oi Lucas. Tô repostando aqui no site pois vc respondeu as dúvidas dos demais e pulou aminha. agradeceria muito se puder dar atenção. Sou novo no seu canal do youtube e devo dizer que é excelente. Não fica nada devendo em relação aos de sites e canais maiores com milhões de inscritos. Parabéns! Queria pedir humildemente um favor à você, se for possível: você poderia rodar o benchmark de CPU do Passmark ( http://www.passmark.com/products/pt.htm ) e me dizer quantos pontos no total essa CPU overclockada sua faz? Tenho uma Titan X e preciso saber até que ponto minha CPU atual está gargalando a performance dela. Agradeço desde já, e continue com o canal e site nessa qualidade. Sério mesmo, o canal é muito bom mesmo. Parabéns denovo 🙂