Teste em jogos Radeon R9 270 PowerColor Stock vs Overclock: GTA V, Dying Light, Shadow of Mordor, Far Cry 4, Crysis 3, BF4 e Tomb Raider

Lucas Peperaio
28/05/2015
Testes

Olá, seja bem-vindo ao site Peperaio Hardware, sou o Lucas Peperaio e no artigo com vídeo de hoje faremos um teste completo em 7 jogos com placa de vídeo AMD Radeon R9 270 em stock e em overclock.

Assista primeiramente ao vídeo completo no youtube:

Agora vamos ao artigo escrito:

Observações iniciais

  • Não fizemos nenhuma alteração na curva de fan, vocês verão o desempenho da placa exatamente como ela vem de fábrica;
  • Todos os testes foram gravados com o MSI Afterburner em FULL HD e 60 FPS, as imagens originais podem ser conferidas abaixo, e os vídeos logo acima;
  • O FPS mínimo, médio e máximo de cada teste foi obtido com o FRAPS.

 

Battlefield 4

Bom pessoal, vamos começar os testes com a R9 270 da powercolor no game Battlefield 4 multiplayer, no mesmo mapa dos outros testes, ferrovia golmud. Mais uma vez, seguindo a metodologia de testes de placas mid, o objetivo aqui é buscar sempre os 60 FPS, ou pelo menos manter o desempenho o mais próximo possível disso. No topo da tela mostramos em tempo real os FPS, além das informações da placa de vídeo e do processador; clock, temperatura, porcentagem de uso e a quantidade de memória da placa que está em uso no momento.

Teste em Jogos R9 270 Stock e Overclock - Battlefield 4 Ultra

O jogo está rodando com as configurações no preset Ultra, tela cheia, campo de visão em 70% e DirectX11, e a R9 270 entrega um bom desempenho nessas configurações, entre 50 e 55 FPS, com quedas em alguns momentos abaixo dos 50. Vamos fazer o tradicional teste de overclock durante o jogo, para mostrar que mesmo alguns Mhz a mais na placa são capazes de entregar um desempenho extra bem bacana. O clock foi alterado para 1120 Mhz na GPU, 1500 Mhz na memória e o power limit no máximo, o que resultou em 11% a mais de performance, ou 7 FPS em média.

Teste em Jogos R9 270 - Battlefield 4 Ultra Settings

Teste em Jogos R9 270 - Battlefield 4 Ultra StockTeste em Jogos R9 270 - Battlefield 4 Ultra Overclock

E mesmo em overclock, observem que a temperatura se mantem razoavelmente baixa, entre 71º e 73º, portanto uma ótima refrigeração da powercolor. Em stock, a R9 270 processou na mínima 41 FPS, 71 no máximo e 53 na média. Em overclock, um aumento significativo, 44 FPS mínimos, 80 no máximo e 59 na média.

 

Dying Light

Mais um teste pra vocês, agora o Dying Light. Novamente, rodamos com a melhor configuração possível, pra ter 60 FPS e ao mesmo tempo manter uma boa qualidade visual, e claro, respeitando os limites de memória da placa, nesse caso 2 GB.

Teste em Jogos R9 270 - Dying Light

O jogo está rodando com as texturas no médio, algumas outras coisas no alto, distância de visão em 50%, antialiasing desligado entre outros. E o desempenho do jogo fica satisfatório, a R9 270 entrega 55 FPS na média, com picos para 72 e em momentos mais críticos, 42. Em overclock, novamente temos um aumento significativo na performance da placa, de aproximadamente 12%, que eleva a média dos FPS para 62, a mínima para 52 e o FPS máximo para 98.

Teste em Jogos R9 270 - Dying Light settings

Teste em Jogos R9 270 - Dying Light Stock Teste em Jogos R9 270 - Dying Light Overclock

O overclock é especialmente útil em momentos como esse, com tantos zumbis ao mesmo tempo na tela, os FPS naturalmente caem um pouco, mas como a placa está rodando com clocks maiores, ela compensa essa perda e mantém os FPS novamente próximo dos 60.

 

Crysis 3

Mais um teste, agora no Crysis 3, um game de uma certa forma antigo, mas ainda é muito pesado para as placas atuais. Os testes serão feitos como de costume na primeira e segunda missão do jogo, nesse momento estamos na primeira missão, com bastante chuva, e a R9 270 mantém um bom desempenho no game, mantendo os FPS acima de 60 o tempo todo.

Teste em Jogos R9 270 - Crysis 3

As configurações do jogo estão da seguinte forma: 1920×1080, tela cheia, antialiasing no FXAA, texturas e qualidade geral do sistema no médio e Vsync off. Os FPS ficaram em: Mínimo 45, Médio 59 e Máximo 75. Em overclock, as mesmas configurações foram mantidas, e observamos um aumento muito bom de 16% nos FPS, ou em outras palavras, 10 FPS a mais, o que empurra a média dos FPS para 69 e a mínima para 59, portanto, o tão sonhado 60 FPS.

Teste em Jogos R9 270 - Crysis 3 Settings Medium FXAA

Teste em Jogos R9 270 - Crysis 3 - Stock Teste em Jogos R9 270 - Crysis 3 - Overclock

Na segunda missão do jogo mantivemos as mesmas configurações, e os FPS continuam acima dos 60 FPS o tempo todo, mesmo nesse momento do jogo onde o mapa é bem maior. Um detalhe que é importante notar, nessa segunda missão o uso de cpu fica bem mais alto que na primeira missão, chegando a bater 85% de uso. Em nossos testes, o processador utilizado é um I7 3770k que tem Hyper Threading e com clock de 4.5 Ghz; se fosse um I5, ou um I3, o uso de CPU já estaria tranquilamente beirando os 100%. Então dependendo do processador e do clock que você está usando, você pode ter gargalo em situações como essa.

Teste em Jogos R9 270 - Crysis 3 - Segunda missao

Encerrando o teste, a R9 270 processou em média 65 frames por segundo, 57 na mínima e 79 na máxima. Em overclock, 75 na média, 58 na mínima e 88 na máxima.

 

Far Cry 4

Teste no jogo Far Cry 4, lançado em 2014, e desde então faz parte de todos os testes de placas de vídeo do site Peperaio Hardware. Mais uma vez, rodamos com as configurações o mais alto possível, de forma a ter os FPS em 60 ou pelo menos bem próximo desse valor, e dentro do limite da placa.

Teste em Jogos R9 270 - Far Cry 4

O Preset escolhido foi o Alto, resolução Full HD, tela cheia e campo de visão em 100%. E mais uma vez, a R9 270 tem um bom desempenho nessa configuração, mesmo em stock, os FPS ficam beirando os 50 praticamente o tempo todo, em alguns momentos críticos o desempenho caiu um pouco para 41 e em momentos mais leves, o FPS subiu para 58.

Teste em Jogos R9 270 - Settings Alta Full HD

Teste em Jogos R9 270 - Far Cry 4 - Stock Teste em Jogos R9 270 - Far Cry 4 - Overclock

Já em overclock, a GPU se aproxima de 60 FPS com mais facilidade, temos um aumento de 16% na performance, que resulta em uma melhor jogabilidade sem estressar tanto a placa, que roda apenas 2 graus acima da temperatura em stock. São 35 FPS mínimos, 57 na média e 67 na máxima.

 

Tomb Raider

Mais um teste padrão do canal, o jogo Tomb Raider. E para manter a base de testes que já temos aqui no site, vamos rodar o benchmark fixo dele. Lado a lado temos o teste em stock e overclock, ambos estão sendo rodados no Preset Ultra, Full HD, tela cheia, Vsync off, e taxa de atualização em 60 Hz, que é a mesma configuração que rodamos na GTX 960 há uns meses atrás.

Teste em Jogos R9 270 - Tomb Raider
Teste em Jogos R9 270 - Tomb Raider Stock vs Overclock desempenho Teste em Jogos R9 270 - Tomb Raider Ultra Stock vs Overclock

E como vocês podem ver, em stock e no Ultra a R9 270 já é capaz de manter os 60 FPS, enquanto que em overclock a placa trabalha com uma boa folga acima dos 60, que pode ser muito útil em momentos onde o FPS cairia abaixo de 60. Em stock, o FPS mínimo ficou em 52, máximo em 76 e a média em 64. Em overclock, um aumento de 15% se considerarmos a média, são 60 FPS mínimos, 90 na máxima e 74 na média.

 

Shadow of Mordor

Penúltimo teste em jogos da R9 270, o benchmark fixo do game Shadow of Mordor. Da mesma forma que foi feito no Tomb Raider, esse teste será rodado com a placa em stock e overclock simultaneamente, lado a lado, com as mesmas configurações: Full HD, tela cheia, qualidade gráfica no Alto, que seta as outras configurações avançadas de acordo com esse Preset.

Teste em Jogos R9 270 - Shadow of Mordor Settings Alto

A R9 270 mostra do que é capaz mais uma vez, com uma configuração gráfica bacana, ela é capaz de manter os FPS beirando os 60. Já em overclock, o FPS médio permanece acima dos 60. Este benchmark é usado apenas para que a pessoa tenha uma base de como o jogo vai rodar com determinadas configurações. O jogo em si pode ter um desempenho diferente, dependendo do momento do jogo, quantidade de elementos na tela e etc.

Teste em Jogos R9 270 - Shadow of Mordor Settings Stock vs Overclock desempenho Teste em Jogos R9 270 - Shadow of Mordor Settings Stock vs Overclock

Em stock, a média de FPS ficou em 55, a máxima em 264, valor que podemos desconsiderar, e a mínima em 25, um valor que ficou um pouco estranho, afinal durante o teste, visivelmente o FPS atingiu 46 no momento mais crítico. Em overclock, tivemos a média dos FPS em 62, 12% a mais que no teste em stock, a máxima em 274 e a mínima, novamente um valor estranho, em apenas 27.

Vamos para o último jogo.

 

Grand Theft Auto V

Fechando a sequência de testes com a R9 270, chegou a hora de rodar o GTA V, lançado no mês passado, um jogo que era um dos mais esperados de todos os tempos. E sem dúvidas, é um dos jogos do momento.

Teste em Jogos R9 270 - GTA V

As configurações do jogo estão bem mescladas, texturas, sombras, partículas e grama estão no normal, algumas estão no ultra, já outras estão no médio e algumas simplesmente desativadas. MSAA por exemplo, que deixa os serrilhados mais suaves, está desligado pois reduz muito a performance. Ao invés dele, optei pelo FXAA para o papel de antiserrilhamento, pois é mais leve.

Teste em Jogos R9 270 - GTA V Settings Teste em Jogos R9 270 - GTA V Settings Teste em Jogos R9 270 - GTA V Settings Teste em Jogos R9 270 - GTA V Settings

Sobre a performance, nessa qualidade razoável, a placa mantém o desempenho bem próximo dos 60 FPS, e ao mesmo tempo mantendo o uso de memória de vídeo cerca de 500 MB abaixo do limite. Foram 47 FPS mínimos, 53 na média e 59 na máxima. Uma dica para jogos com tantas configurações gráficas como o GTA, é usar o programa AMD Gaming Evolved, que permite otimizar os games de acordo com o hardware utilizado.

Teste em Jogos R9 270 - GTA V - Stock Teste em Jogos R9 270 - GTA V - Overclock

Em overclock, a placa cravou os 60 FPS na média, com a mínima em 49 e a máxima em 73. Valores aceitáveis. Vamos a conclusão dos testes.

 

Conclusão

Chegamos ao fim de mais uma sequência de testes em jogos, e como vocês puderam ver, a R9 270 entrega uma boa performance pelo preço dela, 179 dólares ou 750 reais no Brasil.

Todos os jogos rodaram muito bem, BF4 no Ultra, Tomb Raider no Ultra e Crysis 3 no médio rodaram acima de 60 FPS com a placa em stock, e em overclock o desempenho variou de 11 a 16% a mais, o que deixa uma folga acima dos 60. Os outros games mais pesados, como Far Cry 4, Shadow of Mordor, GTA V e Dying Light, a R9 270 teve um pouco mais de dificuldade pra manter os 60 FPS com as configurações no médio/alto, e em todos os testes o overclock aumentou bem o desempenho, o que em alguns casos fez o FPS passar ou ficar beirando os 60.

Quem acompanhou o teste da GTX 960 que foi postado uns meses atrás, lembra que no BF4 por exemplo com a placa em stock, a média dos FPS ficou em 61, isso no mesmo mapa; enquanto que agora com a R9 270 nas mesmas configurações com overclock, a média ficou em 59; 2 FPS de diferença para uma placa 100 reais mais cara. E a mesma coisa acontece com a 960, você faz overclock nela, e tem um desempenho parecido com uma GTX 770 ou uma 280x em stock. É claro que existe a questão de jogos otimizados, certos jogos rodam melhor em placas AMD, e certos jogos rodam melhor em placas Nvidia. Mas voltando ao assunto, esse é o motivo pelo qual adotamos essa metodologia de testar também em overclock, pois você tem a oportunidade de pegar uma placa mais barata, e com overclock ela naturalmente vai esquentar mais, vai consumir mais; porém, você vai ter um desempenho próximo a de uma placa mais cara em stock.

A R9 270 possui um bom custo-benefício, é capaz de rodar a maioria dos jogos com a qualidade média/alta em FULL HD próximo dos 60 FPS

Espero que vocês tenham gostado deste artigo com vídeo, novamente ficou um pouco longo, mas acredito que ficou bem completo.

Um grande abraço galera, inscreva-se no canal e deixa sua opinião. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos. O próximo artigo será o teste de benchmark, temperatura, consumo e ruído com a placa em stock e overclock. Nos vemos em breve, até mais!

2 comentários
  • josias - 19 de julho de 2015

    olá boa tarde gostei muito dos seus testes…

    por favor eu estou com um problema eu comprei uma placa de vídeo da gigabyte uma Radeon R9 270x mais estou tendo problemas pois a mesma não roda meus jogos com desempenho bom… fica lagando o tempo todo eu já formatei meu pc instalei a versão atualizado do driver dela e tudo mais os jogos fica travando pra vc ter uma ideia eu tinha uma EVGA Geforce 9800gt 1GB e ela rodava need for speed hotpossuit sem lag sem nada e no ultra… já essa fica travando até no medio… eu não entrendo será que ela está com defeirto? por favor me responde pelo meu E-mail. esperando a resposta

  • Ed - 26 de agosto de 2015

    Olá. Tudo ben acompanho. Seus vídeos esta ajudando bastante até nas vendas. Me tire Uma dúvida, essa placa r7270 pode ser usada com uma fonte cx430? Um sdd 120, um hd de 1 tera i34170 8gb de ram e um fan de 120 placa mãe. B85e. Valeu. Aguardo retorno.