Teste: Tecnologias Nvidia Maxwell GTX 900 – DSR, VXGI e MFAA

Lucas Peperaio
13/02/2015
Testes

Olá, seja bem-vindo ao site Peperaio Hardware. Sou o Lucas Peperaio, e no artigo com vídeo de hoje farei alguns testes com as novas tecnologias da Nvidia que acompanharam o lançamento da GTX 970 e 980 (Maxwell). Ou seja, o VXGI, DSR e MFAA.

Em primeiro lugar, aqui no site eu já tenho um estudo mais aprofundado sobre a arquitetura Maxwell e suas novas tecnologias. Recomendo que acompanhe também este estudo. Vamos ao vídeo completo com os testes lá no canal:

Gostou do vídeo? Acompanhe agora a matéria completa com as imagens originais em alta resolução.

 

Multi-Frame Sampled Anti Aliasing (MFAA)

O primeiro teste será no novo modo de Anti Aliasing, o Multi-Frame Sampled Anti Aliasing, ou simplesmente MFAA. A ideia dele é bem simples, oferecer a qualidade visual do MSAA, porém com um menor impacto na performance. Você pode ter por exemplo a qualidade visual do MSAA4X com o custo de performance do MSAA2X, e assim por diante:

MSAA2x com MFAA ativo = Qualidade visual MSAA4x / Performance MSAA2x
MSAA4x com MFAA ativo = Qualidade visual MSAA8x / Performance MSAA4x
MSAA8x com MFAA ativo = Qualidade visual MSAA16x / Performance MSAA8X

Lembrando que o MSAA2x com MFAA pode ser chamado simplesmente de MFAA4x. Para usar o MFAA, basta ativá-lo no driver da Nvidia, iniciar um jogo compatível com o MFAA e ativar o MSAA2x ou superior para que o MFAA seja aplicado.

Inicialmente, cerca de 20 jogos receberam suporte para o MFAA, porém, a partir do driver 347.25, a lista foi estendida para todos os jogos DX10/DX11 compatíveis com o MSAA, exceto o Dead Rising 3, Dragon Age 2 e Max Payne 3, conforme informações da Nvidia.

Ativando o MFAA no driver

Temos os dois testes lado a lado, MSAA4x e MSAA2x com MFAA. Podemos notar dois pontos interessantes aqui, visualmente falando temos a mesma qualidade de imagem em ambas, e no teste do MSAA2x com MFAA, temos mais performance. Portanto neste exemplo, temos a qualidade visual do MSAA4x com o custo de performance do MSAA2x.

Crysis3 MSAA4x 1080p Very High PeperaioHardwareCrysis3 MSAA2x MFAA 1080p Very High PeperaioHardware

Links para as imagens em alta resolução: Crysis 3 1080p Very High MSAA4x – Crysis 3 1080p Very High MSAA2x+MFAA

 

Dynamic Super Resolution (DSR)

A segunda tecnologia que eu vou testar é a Dynamic Super Resolution, ou simplesmente DSR. Com esta tecnologia, podemos ter a qualidade da resolução 4k mesmo em monitores FULL HD, por exemplo.

Nvidia DSR Peperaio Hardware

Para ativá-lo, basta acessar o driver da Nvidia, e escolher as resoluções que você quer disponível. Para a resolução 4k, marque 4.00x. Logo abaixo você pode escolher o nível de suavidade. Números altos significam uma sensação de desfoque nos pixels, e números baixos significam mais serrilhados. O padrão é 33%.

DSR fatores DSR suavidade

 

Após isso, ao entrar no jogo, você terá disponível as resoluções que escolheu no driver. Vale lembrar que ao ativar por exemplo a resolução 4k, a GPU irá renderizar o jogo nesta resolução, e será feito o downsampling automático para a resolução nativa do monitor. Portanto, teremos uma maior qualidade, porém, com o mesmo custo de performance da resolução renderizada.

Crysis3 4k menu PeperaioHardware

 

Segue agora um teste de imagem no jogo Far Cry 4.
Temos duas imagens, a primeira em Full HD e MSAA2x, e a segunda em Ultra HD (4k) com SMAA. Observe que certos detalhes da imagem ficam mais nítidos, como a arma e a mão do personagem. E claro, a performance em 4k é menor, além do uso de memória de vídeo maior, já que estamos renderizando as imagens em uma resolução bem mais alta.

FarCry4 4k Ultra SMAA PeperaioHardwareFarCry4 1080p Ultra MSAA2x MFAA PeperaioHardware

O DSR também está disponível para as gerações anteriores Kepler e Fermi.

Links para as imagens em alta resolução: Far Cry 4 1080p Ultra MSAA2xFar Cry 4 4k DSR Ultra SMAA.

 

Voxel Global Illumination (VXGI)

Basicamente, é um novo motor de iluminação global em tempo real, que já é frequentemente utilizada na indústria do cinema para produção de cenas em computação gráfica. Com este novo motor, os desenvolvedores poderão criar cenas mais realistas, onde a luz, contraste e as sombras interagem realisticamente no ambiente do jogo.

Nvidia Maxwell VXGI desativado

Nvidia Maxwell VXGI desativado

Nvidia Maxwell VXGI ativado

Nvidia Maxwell VXGI ativado

 

Assine o canal: https://www.youtube.com/user/PeperaioHardwareBR/
Curta a fanpage: https://www.facebook.com/PeperaioHardwareBR

Espero que tenha gostado! Grande abraço

 

nenhum comentário