Unboxing e Review: Nvidia GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming

Lucas Peperaio
06/11/2014
Review

No artigo de hoje trago para vocês o unboxing e review completo da placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming, com os principais detalhes da placa, suas tecnologias, recursos, além de comentar o motivo de ter escolhido esta placa dentre as outras opções disponíveis no mercado.

Comprei esta placa na loja Salt Comp Informática, gostaria de agradecer a toda a equipe da loja, a placa chegou muito bem embalada, lacrada e com a nota fiscal anexada.

Vamos lá gente, esse modelo G1 Gaming está sendo um dos mais procurados entre as GTX 970, e consequentemente, extremamente difícil de ser encontrado. Até uns dias atrás nenhuma loja tinha, e isso acontece pelo fato da grande demanda que se criou em torno desta placa. Eu já fiz um vídeo lá no canal comentando sobre o Custo-Benefício da GTX 970, que é fantástico, e é o principal motivo desta demanda.

 

Diferenciais da G1 Gaming

Além de ter um boost maior que a Strix e MSI, tem uma refrigeração mais interessante. Segundo os testes do Guru3d, site de autoridade no assunto, a G1 Gaming fica 8 graus abaixo da MSI e da Strix em full load, o que é muito bacana. Na questão do ruído, são equivalentes, embora eu acreditasse que a G1 seria mais silenciosa, já que tem três fans que podem rodar em baixa rotação (o que teoricamente equivaleria a duas fans com alta rotação). Sem falar no TDP/Power Limit. A placa ASUS STRIX permite ~163w com o limite de potência de 100% e ~196w com o limite de potência definida para 120%. Já a MSI Gaming permite 200w com o limite de potência de 100% e 220W com o limite de potência definida para 110%. E finalmente, a Gigabyte G1 Gaming permite 250w com o limite de potência de 100% e 280 W com o limite de potência definida para 112% (Tópico de discussão sobre o assunto).

Ok Lucas, mas o que isso significa?
O recurso GPU Boost irá limitar o aumento do clock da GPU quando:

  1. A placa exceder o seu limite de potência;
  2. A placa exceder o seu limite de temperatura;
  3. Houver uma restrição de tensão.

Olhando por um momento apenas para o limite de potência, a ASUS Strix está mais propensa a sofrer downclock primeiro, seguido pela MSI Gaming e por fim, a Gigabyte G1. Então, keep calm and overclock on!

 

Detalhes técnicos

Essa placa já vem com um belo overclock de fábrica, o base clock dela é 1178 Mhz, e boost 1329 Mhz.  Claro que você não precisa parar por ai, por incrível que pareça, ela ainda tem capacidade de overclock, que terá uma análise completa aqui no PeperaioHardware em breve. Vamos lá: 4 GB de memória GDDR5 rodando a 7Gbps com a interface de 256 bits. A placa já é nativamente compatível com DirectX 12, tem resolução máxima digital de 4096×2160, resolução analógica máxima de 2048×1536 , PCI Express 3.0 e litografia em 28nm.

Um detalhe que não pode passar despercebido, é o fato dela ser grande! Sim, seu gabinete pode não caber. São 31,2 cm de comprimento, que em muitos casos te obrigará a remover uma parte das baias para poder encaixar. Outro detalhe, mesmo sendo grande e tendo um backplate (lindo por sinal), a placa é leve. Vamos as tecnologias e recursos:

 

Tecnologias e Recursos

Tecnologias Gigabyte G1 Gaming

Windforce 3X
Com esta tecnologia, o fluxo de ar é guiado pelas lâminas em formato triangular, aumentando a suavidade e reduzindo o ruído. E Ao mesmo, melhora o desempenho em até 23%, reduzindo a turbulência do ar.

Iluminação Led
Led na cor azul que pode ser configurado pelo Geforce Experience, além de ser desligado.

Heatpipes
São 4 heatpipes de cobre de 6mm, todos em contato direto com a GPU.

Backplate
Proporciona uma melhor estabilidade para a placa, evitando que ela empene ou fique torta devido ao peso. Além disso, ajuda na refrigeração da placa.

GPU Gauntlet sorting.
As GPUs passam por rigorosos testes, e somente as melhores são usadas nesta placa. São GPUs com maior eficiência energética, menor consumo e com bom potencial para overclock.

Flex Display
Esta tecnologia pode detectar automaticamente todos os monitores conectados e assim te poupar de configurar manualmente o surround.

Dual Bios
Você pode ter um backup de bios, especialmente útil nos casos em que você for fazer um biosmod.

UltraDurable
É uma série de recursos e tecnologias, como capacitores sólidos japoneses, componentes de alta qualidade, durabilidade e etc. No caso desta placa, existe a duplicação da camada interna de cobre do PCB. O uso de mais cobre reduz a impedância (ou seja, a resistência à passagem da corrente elétrica), o que faz com que a placa desperdice menos energia na forma de calor. As camadas mais espessas também ajudam ao conduzir melhor o calor entre os diferentes componentes, ajudando também na dissipação térmica.

Existem também ganhos do ponto de vista da durabilidade, já que as trilhas se tornam mais resistentes e a melhor condução de calor evita que ele se concentre em pontos específicos da placa. Além disso, esta série de recursos proporcionam uma melhor estabilidade e eficiência energética, além de melhorar a capacidade de overclock da placa.

 

Galeria de Fotos

Unboxing GTX 970 G1 Gaming

A caixa é discreta, poucos detalhes na parte da frente, nos lados e no topo. Alguns dos recursos da Nvidia, como Gamestream, Gameworks, Gsync e DX12 estão estampados na frente, além dos recursos da própria G1, o SOC – Super Overclock (GPU Gauntlet), Flex Display e Windforce 3X.

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - caixa parte superior

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - lateral

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - atras da caixa

Dentro da caixa principal, temos uma outra caixa preta, muito bem acabada.

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - caixa interna

Ao abrir esta segunda caixa, damos de cara com a placa embalado em plástico antiestático.


Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - a placa embalada

A revisão 1.0 desta placa não vinha CD de driver e utilitários. Como esta é a 1.1 e a Nvidia já lançou drivers para a GTX 900, agora temos além do manual e adaptadores PCi Express, o CD de driver.

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming  revisao 1.1 com cd de driver e oc guru

Placa ainda com os plásticos e proteções nos conectores. Detalhe para o seu tamanho (31,4 CM).

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - recem tirada da caixa

img_0170

Sistema de arrefecimento, composto pelo dissipador e 4 heatpipes de cobre de 6mm.

[51] - Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - Sistema Windforce 3X, demonstracao do dissipador e heatpipes

Backplate com a logo da G1 Gaming, e detalhes “vazados”.

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - backplate

O famoso “fiozinho” que alimenta o led azul da placa, que por descuido (ou não), ficou para fora desse jeito no mínimo estranho..

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming - o famigerado fio que alimenta o led azul que ficou para fora da placa

Mas nem tudo está perdido! Ainda dá para ajeitar com cuidado para dentro. Gigabyte, que mancada!

Conectores de energia. Ué Lucas, o projeto da GTX 970 não era de dois de 6 pinos? Sim, mas estamos falando de um modelo  custom e com OC de fábrica, um dos maiores inclusive.

Unboxing e Review NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte G1 Gaming  - conectores de energia

 

Teste de temperatura, consumo e ruído no Firestrike – Stock vs Overclock

No vídeo eu rodo a gpu a 1567 mhz, comparando temperatura e consumo no firestrike, e com a placa em stock. Depois os testes de ruído, simulando uma pessoa próximo ao pc.

Na próxima página, teste em 9 jogos

 

Teste em 9 jogos

Na próxima página, teste no benchmark 3D Mark Firestrike

 

3DMark Firestrike

Resultado da placa em Stock (3770k @ 4.5 Ghz)

GTX 970 G1 Gaming firestrike stock

Resultado da placa em Overclock (3770k @ 4.8 Ghz)

GTX 970 G1 Gaming firestrike overclock

3 comentários
  • Luck - 3 de dezembro de 2014

    Excelente placa !!! É um monstrinho!

  • Diego - 5 de agosto de 2015

    Olá Lucas, primeiramente admiro seu trabalho e vejo com frequencia seus posts e videos a respeito da gtx 970.

    Gostaria de esclarecer uma duvida. Tenho uma configuração idêntica a sua mas no firestrike a pontuação da minha gigabyte gtx 970 em stock da 11600 aproximadamente, muito abaixo do normal (eu sei que apesar de identica os resultados serão levemente diferentes).

    Uso SSD samsung evo 850 de 500gb, e divers atualizados. Você saberia o provavel motivo desse drop? valeu.

  • LUIZ - 25 de outubro de 2016

    COMPREI ESTA PLACA RECENTEMENTE, MAIS PRECISAMENTE EM SETEMBRO DE 2016, QUANDO JÁ HA NO MERCADO PLACAS MAIS AVANÇAS E BEM MAIS CARAS.

    PARA UTILIZA A PLACA E NECESSÁRIO SE FAZER ALGUMA CONFIGURAÇÃO PREVIA, OU SÓ INSTALA-LA OU NADA MAIS?

    A UTILIZAÇÃO SERA ESPECIFICAMENTE EM CIMA DO FLIGHT SIMULATOR X, OU PREPAR 3D