Análise ASUS ROG Maximus VIII Extreme – Z170 levado ao extremo

Lucas Peperaio
26/08/2016
Review

Softwares

A ASUS trás sua completa suíte de Softwares, parte deles sendo envelopado sob o tema ROG vermelho e preto. O centro de outros vários aplicativos é o AI Suite 3, que utiliza a tecnologia chamada Dual Intelligent Processors 5. Os dois processadores são ICs presentes na placa-mãe, o TPU e o EPU, responsáveis por ajustes automáticos de overclock no processador, VRM e economia de energia. O software permite também ajustes de fan, USB 3.1 e etc.

ASUS AI Suite 3

ASUS AI Suite 3_3 ASUS AI Suite 3_4 ASUS AI Suite 3_5

O RamCache e o RamDisk é a dobradinha da ASUS para gerenciamento de Cache e “discos de RAM”, especialmente útil para usuários que precisam de mais performance I/O, e claro, que possuem uma boa quantidade de memória RAM disponível.

ASUS RamCache ASUS RAMDisk

O ASUS Aura permite o gerenciamento da iluminação na placa-mãe, nesse caso, apenas na logomarca ROG sob o chipset. Podemos ligar ou desligar, alterar a cor e escolher efeitos como pulsação, estático, seguir o ritmo de uma música, indicar a temperatura do processador entre outros.

ASUS Aura

Para facilitar a entrada na UEFI BIOS quando estamos a partir do sistema operacional, o ASUS Boot Setting pode ser utilizado para isso.

ASUS Boot Setting

O GameFirst IV é um complemento para a solução de rede implementada nesta placa-mãe, permitindo o controle de banda e configurações de priorizações. ASUS Keybot II é o utilitário para quem não possui um teclado com macro, nele é possível criar macros e atribuí-las a teclas para uso rápido.

ASUS GameFirst

O MemTweakIt facilita a visualização e alteração dos timings primários, secundários e terciários dos módulos de memória, especialmente útil para overclockers.

ASUS MemTweakIt

Através do SupremeFX e Sonic Studio II é possível configurar diversos recursos relacionados ao áudio integrado, como equalização, reverberação, microfone e etc.

ASUS SupremeFX Sonic Studio II

E por fim, a Skin ROG para o programa CPUID CPU-Z.

ROG CPU-Z