Análise ASUS ROG Maximus VIII Extreme – Z170 levado ao extremo

Lucas Peperaio
26/08/2016
Review

Conclusão

Das placas Z170 que já passaram por esta revisão, a ASUS ROG Maximus VIII Extreme é com certeza a mais robusta delas, indicada para usuários extremos que buscam tecnologias de última geração.

Ela não é apenas uma das melhores opções da ASUS para este nicho, mas uma das melhores z170 premium disponíveis no mercado, equipada com o que há de melhor nesta plataforma, como Wifi Dual Band de até 1300 mbps, USB 3.1 A e C, slot M.2, U.2 e Sata Express para citar alguns exemplos; além do excelente projeto para overclock, com opções de ajuste manuais avançados na própria motherboard.

Com isso, a Maximus VIII Extreme torna-se mais cara que o convencional, 484 dólares lá fora ou aproximadamente R$ 2800 reais aqui, e chega a custar o triplo de uma placa Z170 de entrada ou o dobro de uma X99 mediana. E isto é, em parte, devido aos recursos premium voltados para usuários extremos, além de acessórios como OC Panel e fan extension card que acabam engordando o valor final do produto.

Sendo assim, a Maximus VIII Extreme é indicada para usuários que de fato vão aproveitar seus recursos e acessórios, e principalmente, não se importam em pagar mais por isso.

Os pontos fracos ficam por conta do alto preço no mercado brasileiro, HDMI 1.4 ao invés do HDMI 2.0 que é visto na sua concorrente, embora isso só seja útil se o usuário for usar o vídeo onboard, o que é pouco provável neste nicho.  E por fim, não há suporte para 3-Way e 4-Way SLI devido ao arranjo das linhas PCie e da falta de PLXs específicos para esta finalidade, o que também é encontrado em sua concorrente, neste caso, PLX8747. Este é um ponto importante se considerarmos o nicho de overclockers e benchmarkers que esta placa visa.

Existem outras opções da própria ASUS para quem está com orçamento mais apertado ou não vai aproveitar os recursos avançados da Extreme, como por exemplo, a Maximus VIII Hero ou a Maximus VIII Ranger que eu analisei no ano passado, tendo como diferencial o seu preço: Menos que a metade da Extreme e ainda entrega uma boa performance, com menos recursos no entanto.

 

Prós:

  • Visual agressivo característico de produtos ROG;
  • Recheada de recursos exclusivos para overclock extremo;
  • Conexões modernas: 4x USBs 3.1 no painel traseiro, U.2, M.2 e Thunderbolt 3;
  • Wifi Dual Band 1300mbps é um dos principais chamativos;
  • Sistema de proteção nas portas USB, lan, áudio e slots de memória;
  • Entre os melhores sistemas de áudio onboard do mercado;
  • Ótima suíte de aplicativos;
  • Interface UEFI BIOS clean e intuitiva;

 

Contras:

  • Preço alto devido seus recursos e acessórios, tornando a placa limitada a um seleto grupo de entusiastas;
  • HDMI 2.0 seria um diferencial para acompanhar as boas opções de conectividade;
  • Falta de PLXs para 3-Way/4-Way SLI pode decepcionar entusiastas que buscam sistemas multi-GPU Nvidia acima de duas placas;