Podemos classificar os processadores da Intel para desktop em duas categorias, aqueles com o multiplicador desbloqueado, identificados pelo sufixo K; e os bloqueados, sem a identificação K, que os torna um pouco mais baratos. Ainda assim, em muitos destes cpus bloqueados das gerações passadas, era possível fazer o overclock através de alguns multiplicadores em certas placas-mãe ou pelo bom e velho BCLK.
Graças a uma série de atualizações de BIOS por parte dos fabricantes como a ASUS, agora os donos de processadores Skylake bloqueados como o I3 6100 ou I5 6400 poderão fazer overclock através da alteração do Base Clock. Uma das mudanças da arquitetura Skylake é o fato do Base Clock não estar mais vinculado ao PCIe e outras áreas do sistema, permitindo então que o usuário o altere sem causar grandes instabilidades no restante dos componentes.
Na imagem abaixo, vemos o i3 6100, que normalmente opera a 3.7 GHz (BCLK = 100 MHz / Multiplicador = 37) com um overclock de 1 GHz mexendo no BCLK para 127 MHz
Porém, nem tudo é perfeito. Estamos falando de BIOS não oficiais que podem causar danos ao hardware, e não há garantia de fábrica nesses casos. Compreendendo e assumindo os riscos, veremos o que funciona e o que não funciona com estas BIOS. Em primeiro lugar a dica geral, não utilize essas BIOS em CPUs série K, isso pode causar danos no hardware.
Problemas encontrados até agora:
Segue abaixo os links das BIOS não oficiais para placas-mãe ASUS:
Após atualizar a BIOS, altere as seguintes configurações para iniciar o SO com o clock de CPU correto.
Advanced\CPU Configuration
– Boot Performance Mode -> Turbo Performance
Advanced\CPU Configuration\CPU Power Management Configuration
– Intel(R) SpeedStep(tm) -> Disabled
– CPU C states -> Disabled
Deu certo? Conte para nós nos comentários.