Bem-vindo novamente ao site Peperaio Hardware. Sou o Lucas Peperaio, e no artigo de hoje daremos continuidade ao review da placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 980, com 6 testes completos em jogos. Durante o vídeo, comentamos sobre os detalhes individuais, drivers, settings usadas e otimizações para cada jogo.
Confira abaixo o teste em jogos da GeForce GTX 980 referência ou assista no youtube:
O primeiro teste será no jogo Assassin’s Creed Unity, que foi lançado recentemente pela Ubisoft. Na tela temos as tradicionais informações do RivaTunnerStatisticsServer e Hwinfo64, que inclusive já tem tutorial sobre isso no canal. Na primeira linha temos os FPS, na segunda as informações da GTX 980, clock, temperatura, porcentagem de uso e uso de memória de vídeo. E na terceira linha não menos importante, temos o processador 3770k, clock, temperatura e uso.
As configurações estão setadas como de costume em 1920x1080p, qualidade gráfica no preset Extremamente alto, ou Ultra High como preferirem. E ai estão as configurações avançadas, que são setadas automaticamente de acordo com o preset escolhido. Observem que o Anti Aliasing é setado no MSAA4x, onde a qualidade fica muito boa, porém ele é bem pesado. Depois eu vou fazer um comparativo entre tipos de Anti Aliasing.
Bom, o jogo está rodando em uma média de 40 FPS, de repente você fala assim, ah Lucas mas 40 FPS no Ultra é pouco, basta você reduzir o Anti Aliasing e seus FPS vão lá pra cima. O Clock da GPU se mantém em 1240 Mhz, e novamente explicando esse detalhe, o clock base da GPU é 1123 Mhz, mas se ela está fria e dentro dos limites, a placa irá subir automaticamente. Este é o GPU Boost 2.0, uma das tecnologias da Nvidia.
A temperatura está na casa dos 71º, é importante ressaltar que eu ativei o perfil de fan padrão do msi afterburner, que sincroniza a temperatura com a porcentagem de rotação da fan. Ou seja, 71º, 71% de velocidade das fans. Uso de GPU está estável em 98% e uso de memória na faixa dos 3700 MB, pra jogar nessa qualidade é importante ter uma placa com 4 GB de memória, que é o caso da GTX 980.
Neste jogo em especial a placa permanece fria, mas em alguns jogos ao chegar em 80º, vocês podem notar que o clock da GPU cai para manter a temperatura.
O segundo jogo que nós vamos testar é o Call of Duty Advanced Warfare, também recém-lançado. Estou na primeira missão da campanha, e vocês estão vendo as settings do jogo: 1920×1080, as texturas, filtros e Anti-Aliasing no máximo, com a exceção do super sampling que está em 2X.
Os FPS se mantém em uma média muito boa, variando de 70 a 105, temperatura da GPU razoável em 76º, uso de GPU constante na maior parte do tempo em 98%, variando as vezes para 92% e uso de memória elevado, em 3600 MB. Claro que, estamos com as texturas no máximo, todos os filtros ativados, isso aumenta muito o consumo de memória de vídeo.
Bom, mesmo com o MSAA4x, a GTX 980 está se comportando muito bem no jogo, quem assistiu os testes com a GTX 970 G1 Gaming pode observar a diferença de performance entre elas. Inevitavelmente eu vou acabar comparando o desempenho com a GTX 970, porém, é preciso destacar uma informação muito importante. A GTX 970 que eu testei é a Gigabyte G1 Gaming, que é um modelo diferenciado com overclock de fábrica, inclusive um dos maiores entre as 970, e é uma placa mais fria. A temperatura aqui é muito importante, pois quando a placa passa do limite de 80ºC neste caso, ocorre o throttling, onde o clock é reduzido para manter a temperatura no limite estabelecido. Como a GTX 970 G1 Gaming tem um sistema de refrigeração melhor, ela pode rodar por mais tempo com o Boost mais alto, portanto isso acaba influenciando na performance. Então eu farei a comparação com a 970, porém, é importante deixar essas diferenças entre as placas bem claras pra vocês.
Agora vamos fazer o teste de benchmark fixo do jogo Tomb Raider, que foi lançado em 2013, porém ainda é um jogo pesado para as placas atuais e muito utilizado nos reviews de todo o mundo. O Benchmark fixo será rodado em 1920×1080, 60Hz, Vsync off, tela cheia e no preset Ultimate. É importante frisar que é possível deixar o jogo ainda mais pesado mexendo nas configurações avançadas manualmente, porém, eu optei por rodar no Ultimate pois é um preset que muitas pessoas rodam, consequentemente temos uma base maior de comparação.
Outro detalhe, todos os testes estão sendo gravados com o Shadowplay da Nvidia na qualidade alta e em 60 FPS. Existe uma pequena queda de performance, tipicamente 5%, conforme nos informa o site Geforce.com. Então o desempenho real será um pouco maior do que está sendo apresentado aqui.
Bom, o jogo está rodando com um FPS bem alto, GPU em 99%, uso de memória de vídeo razoavelmente baixo (embora em certas partes do jogo ele fica bem maior do que está aqui). E a temperatura da GPU, observem que ao chegar em 80º, que é a temperatura limite para o Boost, o clock reduzirá automaticamente, conforme já foi explicado. Você pode alterar esse limite no MSI Afterburner por exemplo, a opção Temp Limit; assim a placa continua com o boost alto e a temperatura da mesma forma continuará subindo.
Comparando com a GTX 970 G1 Gaming, temos os FPS mínimos praticamente iguais, os FPS máximos 24% maiores e os FPS médios 20% maiores. Ótimo desempenho da GTX 980 neste jogo.
Agora vamos testar a GTX 980 no jogo Battefield 4, no modo Multiplayer. Faremos dois testes, primeiro no mapa Ferrovia Golmud, com aproximadamente 50 jogadores simultâneos e depois num dos mapas mais pesados do jogo, o Tormenta em Paracel no momento de chuva. As settings do jogo são as padrões, 1080p, 60Hz, campo de visão em 70%, redimensionar resolução em 100% e qualidade geral dos gráficos no Ultra. Nos dois mapas serão rodadas com as mesmas settings.
Neste momento eu já estava com aproximadamente 20 minutos de gameplay, e a temperatura da GPU já um pouco elevada, porém ainda dentro do limite aceitável. Os FPS na maior parte do tempo se mantém acima dos 100, o que é um valor muito bom, se considerarmos que eu estou rodando em um mapa grande e nesta qualidade.
Uso de GPU varia entre 95 e 98%, uso de memória de vídeo em aproximadamente 2300 MB e um detalhe importante, uso de processador mais elevado que nos últimos três testes, chegando a usar 65%, mesmo sendo um I7 e em 4.5 Ghz. O Battlefield 4 é exigente quanto ao processador, por isso é importante pensar não só na placa de vídeo, mas também em um processador forte que possa levar sua configuração sem problemas de performance.
No segundo mapa, temos uma visão aérea, muitas explosões, chuva intensa, mapa aberto, 60 jogadores simultâneos e batalhas ocorrendo em todos os lugares, então é um momento bacana pra demonstrar todo o poder da GTX 980. O jogo se mantém acima dos 60 FPS o tempo todo sem quedas abaixo disso, ficando na média dos 70 a 80 FPS.
Agora vamos fazer o teste em um dos jogos mais pesados da atualidade, Crysis 3 no modo campanha. Serão feitos dois testes, no primeiro mapa do jogo, que é este que vocês estão vendo, com chuva intensa e cenas muitas realistas, e o segundo teste no segundo mapa do jogo, a floresta. Observem o FPS, temos entre 32 e 36 FPS aproximadamente, se compararmos o teste da GTX 970 no mesmo mapa e nos mesmos lugares, temos cerca de 16% de performance a mais com a GTX 980.
E as settings claro, tudo no máximo, 1920×1080, tela cheia, texturas e settings gerais no Very High, além do Anti-Aliasing MSAA8X, o mais pesado.
Bom, a placa de vídeo está relativamente fria, o jogo tinha acabado de ser aberto. Conforme for passando o tempo ela vai subindo até aproximadamente 76º, que é o ponto onde ela estabiliza. Temos o uso de GPU constante em 99% sem quedas, uso de memória em aproximadamente 1700 MB e uso de processador relativamente baixo, por volta de 25%.
No segundo mapa, as settings do jogo permanecem as mesmas, com o MSAA8x e Very High. Notem que a GPU estabilizou em seus 76º e o uso de memória de vídeo (que é variável) aumentou para 2 GB. Um detalhe que pode passar despercebido é o uso de processador, o dobro do primeiro mapa, chegando a picos de quase 80%.
Vamos agora para o último teste em jogos, Far Cry 4, outro jogo recém-lançado e um dos mais comentados e pesados do momento. E já começando num momento de ação do jogo em meio a floresta, observem o desempenho da placa, muito satisfatório, cerca de 70 FPS.
As settings do jogo são as padrões, FULL HD, 60Hz, qualidade gráfica no Ultra, que seta o Anti-Aliasing no SMAA.
Eu já estava com 30 minutos de jogo, portanto a temperatura da GPU já estava um pouco elevada. O boost típico da GPU fica na média de 1240 MHz sem quedas significativas, já que ainda não chegou ao limite de temperatura; e uso de memória de vídeo bem alto, cerca de 3200 MB, então não é qualquer placa que roda esse jogo com essa qualidade.
Assine o canal: https://www.youtube.com/user/PeperaioHardwareBR/
Curta a fanpage: https://www.facebook.com/PeperaioHardwareBR